Setembro Verde: Unimed Belém destaca a importância da inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho
“A minha deficiência não influi em trabalhar. Eu tenho muita disposição em querer trabalhar. Sempre quero fazer o melhor. Sempre quero ajudar.”. O depoimento é de Afrânio Rodrigues dos Santos, ajudante de motorista da Central de Abastecimento da Unimed Belém (CAU). O colaborador é portador de deficiência – PCD e é exemplo no ambiente de trabalho.
Em 2021, Afrânio foi eleito “Colaborador Destaque”, programa desenvolvido pela Gestão de Pessoas da Unimed Belém. Reconhecimento de um trabalho agregador que o colaborador desenvolve há 13 anos, destaca Nazaré Fernandes, gestora de suprimentos da CAU.
“Ele possui diferenciais que toda empresa gostaria de encontrar em um colaborador. Ele iniciou como auxiliar de serviços gerais. Hoje é ajudante de motorista. E no ano de 2021 foi eleito “Colaborador Destaque”, conforme avaliação dentro das competências nas quais todos nós somos avaliados. E o Afrânio teve destaque, dentre um time de mais de trinta colegas. Isso é maravilhoso.”, pontuou a gestora de Afrânio.
Atualmente a Unimed Belém tem em seu quadro de colaboradores 117 PcDs, que vestem a camisa da cooperativa com responsabilidade, respeito e vocação ao cargo em que ocupam. E no mês em que é celebrado o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, 21 de setembro, histórias como a de Afrânio revelam a importância do debate sobre a inclusão.
“Quantos Afrânios existem aí fora? Quantos Afrânios têm disponibilidade no coração, com integridade de caráter, com o bom ânimo de oferecer o seu melhor? E como eles estão sendo vistos pelas empresas? Nós, gestores, e colegas temos um compromisso com eles. Porque cada um de nós tem uma parcela no trabalho, e o todo só estará pronto se as partes se juntarem.”, ressalta a gestora de suprimentos Nazaré Fernandes.
E o futuro deve reservar ainda mais evolução à carreira de Afrânio na Unimed Belém, que concilia o trabalho na CAU aos estudos, que foram retomados recentemente. Aos 43 anos de idade, o objetivo do “Colaborador Destaque” é continuar fazendo o que mais gosta. “Quero me dedicar ao meu trabalho, sempre com responsabilidade. Eu levo os produtos, e os trato com muito carinho, porque alguém vai receber. Daqui pra frente, eu imagino e espero crescer mais na empresa, a gente sempre quer o melhor. Quero continuar usando a camisa com dedicação e amor.”, finaliza Afrânio.