Social

Programa de Capacitação Profissional: Parceria SENAI e Horizonte Minerals

A Horizonte Minerals, empresa com foco em níquel e atuação no Pará, está realizando mais uma etapa do Programa de Capacitação para Desenvolvimento Profissional, uma iniciativa em parceria com o SENAI, com investimento de cerca de R$ 2 milhões.  O objetivo é proporcionar formação qualificada para que a mão de obra local adquira conhecimento e capacitação para trabalhar na construção e operação do Projeto Araguaia, em Conceição do Araguaia, e para outras indústrias.

No dia 15/09 começaram os cursos da terceira turma do programa. No total são 80 alunos inscritos, sendo 60 para os cursos de Beneficiamento de Minério, distribuídos em duas turmas e uma turma de Mecânica de Manutenção Industrial com 20 alunos.  As aulas acontecem nas salas da Universidade do Estado do Pará (UEPA) e nos laboratórios móveis do SENAI, em Conceição do Araguaia. 

A previsão é que o Projeto Araguaia gere mais de 2,5 mil empregos durante sua construção e 500 postos de trabalho permanentes durante os 28 anos de vida útil da mina. “Ao todo, 390 pessoas locais serão treinadas a partir dessa importante parceria com o SENAI. Os cursos oferecidos permitem aos participantes mais preparo e qualificação para aproveitar as oportunidades na Horizonte Minerals e nas empresas parceiras”, afirma Rinaldo Dantas, Gerente de Recursos Humanos da Horizonte Minerals. 

“Desde o começo do programa, já formamos 197 pessoas e estamos muito felizes com outras 80 começando os cursos a partir de agora.  A equipe do Projeto Araguaia está trabalhando com as contratadas para garantir a prioridade dos capacitados nas vagas locais para trabalharmos com candidatos qualificados ao longo da construção e operação do Projeto”, comenta Leonardo Vianna, Diretor do Projeto Araguaia. 

A Horizonte Minerals é uma empresa de níquel com atuação no Brasil, listada nas Bolsas de Valores de Londres e de Toronto. A companhia possui dois projetos no Estado do Pará: o Araguaia e o Vermelho, ambos de larga escala, alto teor de níquel e baixa emissão de carbono.

O Projeto Araguaia está em construção e vai produzir ferroníquel para o mercado de aço inox. O Projeto Vermelho está em fase de estudo de viabilidade para produção de níquel e cobalto para abastecer o setor de baterias de veículos elétricos. O perfil de produção da Horizonte Minerals a curto prazo, considerando os dois projetos, de mais de 50.000 toneladas de níquel por ano, posicionará a Empresa como uma produtora de níquel relevante globalmente.

Fonte: Assessoria de Imprensa – InPress Porter Novelli

 

 

 

COMPARTILHAR
Mostrar Mais

guaranyjr

Guarany Jr Prof. de Graduação e Pós de Marketing, Jornalismo e Propaganda, Jornalista, Comentarista, Consultor, Administrador, Palestrante - Belém - Pará - Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo