Social
Lancha equipada é entregue pela Segup em Marapanim
O município de Marapanim, no nordeste paraense, conta a partir de ontem, segunda-feira (19), com uma lancha de 60 HP, totalmente equipada para reforçar as ações de segurança na área fluvial da região. A entrega foi viabilizada pela da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), para atende demandas das polícias Militar e Civil no município.
“Estamos hoje em Marapanim entregando uma embarcação que vai facilitar e auxiliar a segurança pública na região. O município nunca teve sua própria lancha para fazer um policiamento fluvial, e agora vai poder ter autonomia e realizar as ações de segurança que vão ajudar não somente nos rios, mas também do outro lado da cidade, cercado de água do mar, como na região do município de Magalhães Barata (distrito de Cafezal) e em Vila Maú (em Marapanim), abrangendo todos os arredores da cidade”, informou o titular da Segup, Ualame Machado.
O secretário destacou também que já são quase 80 embarcações que reforçam a segurança fluvial no Estado. “O nosso território é cercado pelos rios e furos, e isso exige um olhar diferenciado para as regiões, às margens dos rios, para que possamos garantir a segurança de todas as formas”, acrescentou.
A lancha dispõe de sirene, giroflex, estofados, coletes salva-vidas e kit de salvatagem náutica, equipamentos que fortalecem as ações policiais nos rios, contribuindo para o combate aos crimes fluviais e a segurança de ribeirinhos e demais pessoas que trafegam pela região.
Redução – A região de Marapanim apresenta reduções significativas na criminalidade, de acordo com dados da Secretaria Adjunta de Inteligência e Análise Criminal (Siac).
Marapanim está entre os mais de 70 municípios do Pará sem registro de crimes violentos. Segundo os números, Marapanim apresenta mais de 400 dias sem computar Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLI), que englobam homicídios, latrocínio e lesão corporal seguida de morte.
“A região de Marapanim está no topo dentre os municípios que não registraram crimes violentos. Isso é uma conquista muito importante, que mostra que as ações desenvolvidas no âmbito da segurança estão resultando em indicadores positivos”, reafirmou Ualame Machado.
Texto: Ascom/Segup