“Projeto Brasileirinho”: Votação simulada no Physics em Belém
Em ano de eleições, o País se prepara para votar e escolher nas urnas eletrônicas o seu representante político. Em meio a esse clima de votações, o Colégio Physics, com o “Projeto Brasileirinho”, prepara seus alunos da educação infantil para uma votação simulada programada para o dia 05.09.
O objetivo do projeto é oferecer aos alunos a oportunidade de desenvolvimento de ações de cidadania e reflexões sobre o convívio social através de atividades que integram e dinamizam vivências para o exercício dos valores estudados nas dependências da escola, proporcionando ao educando experiências significativas que o preparem para a vida como cidadão. “É aprendendo a conviver com respeito, diálogo e amor ao próximo e suas diferenças, que as bases de uma sociedade justa, fraterna e humana se formam na geração presente na atual infância. Também proporcionamos o exercício da sensibilização da cidadania e do convívio social, baseado no respeito às diferenças e na prática do diálogo, oportunizando as reflexões e atitudes que visem ao bem-estar do ser humano”, enfatiza a diretora pedagógica do Colégio Physics, Lorena Jacob.
A diretora explica como acontecerá a dinâmica da votação. “Durante uma semana apresentaremos aos alunos os candidatos a serem votados, que são personagens tirados do nosso projeto de artes e escolhidos para serem representantes ambientais. O candidato eleito também será usado como mascote do Projeto de Sustentabilidade. Simularemos então um dia de votação (eleição). Vamos criar urnas artesanais para que os alunos possam sentir como é a votação. Assim levaremos eles a questionar sobre o que é ser cidadão, a ter consciência de deveres, da responsabilidade de fiscalizar para que esses direitos sejam garantidos por seus representantes, sobre os direitos à vida, à liberdade, à igualdade perante a lei e sobre a participação no destino da sociedade, ou seja, votar e ser votado. Acreditamos em metodologias ativas para uma aprendizagem significativa”.
Além da temática voltada para a cidadania, o projeto explora assuntos voltados à educação ambiental, nutricional e alimentar. “Durante os intervalos os próprios alunos, juntamente com os professores irão conscientizar seus colegas de turma a manter a escola limpa. Placas de sinalização de trânsito também serão confeccionadas para estimular os valores relacionados à vida em sociedade, o comportamento no trânsito e a solidariedade. Visando a preservação ambiental iremos construir, junto com os alunos, vasos de garrafa pet onde cada estudante levará uma semente a ser plantada no vaso. E claro, estimulá-los a desenvolver o senso crítico explicando-lhes sobre o que é ser cidadão e o que é viver numa democracia”, pontua a diretora.
“Acreditamos que formar um cidadão crítico é torná-lo questionador constante das informações que lhe são apresentadas a todo momento. Isso implica em fazê-lo compreender que tais informações não são verdades absolutas, mas uma aproximação da realidade, a partir do ponto de vista e da visão de mundo de quem as fornece, cabendo ao indivíduo tomar sua própria decisão. Explicamos que o pensamento crítico é a capacidade de análise dos fatos, experiências, comentários ou situações com o objetivo de formar uma opinião própria. Para isso é necessário construir argumentos com base em dados e informações confiáveis, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta”, finaliza Lorena.