O Fato do Dia
Desenvolvimento: Sedeme visita obras de terraplanagem e expansão mineral em Marabá
Equipes da Secretaria de Estado de desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme) estiveram na região sudeste do Estado, nesta quinta-feira (1º), para visitar as obras de terraplanagem da usine de Tecnored, em Marabá, nas obras de expansão da indústria de Correias Mercúrio, em sua segunda unidade fabril, e o setor siderúrgico de produção de Ferro Gusa da Carajás Siderúrgica, importante exportadora de minério para exterior.
O titular da Sedeme, José Fernando Gomes Júnior, afirma que para o governo do Estado é sempre uma alegria estar em Marabá e na região sul e sudeste do Pará. “Por determinação do nosso governador, estamos hoje para acompanhar as obras da Tecnored em franca evolução. Até o final deste ano, toda terraplanagem será concluída, e ano que vem, a parte civil finalizada já com todos os equipamentos, assim como na Correias Mercúrio, que terá aumento em sua produção a partir do primeiro semestre de 2023”, revela o secretário da Sedeme.
Na oportunidade, equipes da Sedeme foram convidadas para visitar as instalações da Siderúrica Carajás, importante exportador de gusa para exterior e mercado interno. “Viemos mostrar a importância deles no estado, pois gera emprego, desenvolvimento e avança na cadeia. Hoje foi um dia produtivo para nos relacionar com empresários, mostrando a política de incentivo do estado, nesse ambiente de negócio gerado, para que possa estar cada vez mais gerando emprego e renda para sociedade do estado do Pará, especialmente Marabá”, destaca o titular da Sedeme.
O projeto de expansão das Correias Mercúrio soma investimentos da ordem de R$ 80 milhões e já emprega cerca de 200 trabalhadores entre vagas diretas e indiretas. Ao final da expansão deve empregar mais 70 pessoas. Cristina Kawall, presidente do Conselho da Mercúrio, ressaltou os aspectos de sustentabilidade desta nova fase: “Uma das principais preocupações foi mantermos o modelo de processos e tecnologias de menor impacto ambiental, com foco na redução de desperdícios e destinação adequada de resíduos. A localização da nossa fábrica permite com custos de fretes de nossos clientes localizados no Norte e Nordeste do país, consequentemente contribuindo para redução do consumo de combustível no transporte de correias e na emissão de CO²”, diz Cristina Kawall.
A Tecnored é subsidiária da Vale focada no desenvolvimento de um processo de ferro gusa de baixo carbono, o chamado ferro gusa verde, fabricado a partir da substituição de carvão metalúrgico por biomassa, contribuindo para a descarbonização da siderurgia. Atualmente, as obras da Tecnored se encontram fase de terraplanagem e drenagem, gerando 138 empregos diretos e ainda priorizando mão de obra de Marabá.
Fabrício Froz, gerente de engenharia da Tecnored frisa a importância da visita de equipes da Sedeme ao projeto Tecnored. “Hoje estamos visitando as obras de terraplanagem e drenagem, elas iniciaram em abril e estão previstas para finalizar em dezembro, período que inicia a 2ª etapa de implantação que está prevista para finalizar a construção e implantação dessa planta em 2025”, afirma Froz.
CARAJÁS
Também no rol das visitas técnicas realizadas pela Sedeme, a Siderúrgica Carajás. Bruno Amorim, diretor da Carajás Siderúrgica, explica que a visitação foi no setor siderúrgico de produção do Ferro Gusa com destino para exportação, sendo o principal cliente os Estados Unidos, México e China, como produto o Gusa e atendendo também o mercado interno no estado do Maranhão. “Esta visita é extremamente importante, porque a Carajás tem muitos projetos, nossos profissionais têm perfil técnico e é muito necessária a parceria com o estado, para poder fazer o desenvolvimento no Distrito Industrial em Marabá, a fim de gerar emprego e desenvolver a região”, conclui o diretor da Siderúrgica.
Além das equipes da Sedeme, equipes da Secretaria Regional de Governo do Sul e Sudeste do Pará, também acompanharam as visitas técnicas ao Distrito Industrial de Marabá. Além do secretário de Estado de desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia, José Fernando, estiveram presentes o presidente da Câmara de Marabá, Pedro Corrêa, presidente da Associação Comercial e Industrial de Marabá, João Tatagiba, Luciano Dias, vice-prefeito de Marabá entre outras autoridades.
Fonte: Sedeme