Guaranews

Começou a vacinação da 4° dose contra a Covid para pessoas com 18 anos ou mais em Belém

A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), começou a aplicar nesta segunda-feira, 29, a 4ª dose da vacina contra a Covid-19 para pessoas a partir dos 18 anos de idade. Com mais esse grupo elegível para a 4ª dose a meta é vacinar 286.698 mil pessoas na capital. 

Horlanna Caldas Dias, de 29 anos, aproveitou que foi à Unidade Básica de Saúde da Cremação para atualizar a carteira de vacinação do seu filho e também tomou a 4ª dose da vacina da Covid-19. “É muito importante esse reforço porque o vírus da doença ainda está por aqui circulando, por isso é bom reforçar a imunidade contra ele. Sabemos que a Covid é uma doença grave, capaz de levar à morte e que só a vacina protege de forma eficiente contra a forma mais grave da doença”, destacou.

Já o vendedor ambulante Max Cruz aproveitou para tomar a 3ª dose da vacina. “Tomarei quantas doses forem necessárias para garantir a prevenção contra essa doença. Além de me proteger também é uma forma de proteger a quem amo”, reforçou.

Estratégia – 

O diretor de Vigilância em Saúde da Sesma, Adriano Furtado, explica que a ampliação do público elegível para a 4ª dose é uma estratégia da Secretaria de Saúde, já visando os grandes eventos, que acontecerão em Belém, como é o caso do Círio de Nazaré.

“A gente precisa garantir que a população esteja vacinada. Em outubro, por conta do Círio, temos uma grande movimentação na cidade, recebemos muitos turistas e é importante que a população esteja protegida. Em especial essa população mais jovem que participa ativamente das programações do Círio”, ressalta Furtado.

Quem pode vacinar:

Para covid-19 – A vacina é destinada para todos aqueles (crianças, jovens, adultos e idosos) que ainda não receberam a primeira ou a segunda dose. Para as crianças a vacina está disponível a partir dos 3 anos de idade.

Já a dose de reforço (terceira ou a quarta dose) deve ser feita com intervalo de quatro meses da dose anterior e estão disponíveis para todas as pessoas a partir de 18 anos. A quarta dose também está disponível para todos os imunocomprometidos, a partir de 12 anos de idade, com apresentação de uma cópia do laudo, atestado ou outro documento que comprove alto grau de imunossupressão.

Além dos imunocomprometidos, também podem receber as doses de reforço os trabalhadores de saúde, as gestantes e puérperas e trabalhadores da educação do ensino básico ao superior (professores, especialistas e funcionários das unidades de ensino).

Trabalhadores das Forças Armadas, forças de segurança e salvamento (policiais federais, civis, militares e rodoviários, bombeiros militares e civis e guardas municipais, com 18 anos ou mais) que receberam as três doses há quatro meses ou mais, também estão aptos a receber a quarta dose.

Influenza – Desde o dia 26 de junho, a vacina contra a gripe está disponível para todas as pessoas, a partir dos seis meses de vida. A Sesma ampliou o público para avançar, ainda mais, na cobertura vacinal. Quem faz parte do público-alvo da campanha e ainda não se imunizou também deve se vacinar.

Os grupos são crianças de seis meses a menores de cinco anos, trabalhadores da saúde e da educação (das redes pública e privada), gestantes, puérperas, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e pessoas com deficiência, além de indígenas e idosos.

Também são grupos prioritários para vacinação contra Influenza os caminhoneiros e trabalhadores do transporte coletivo, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, Forças Armadas, funcionários do sistema penal, população privada de liberdade e ainda adolescentes e jovens em cumprimento de medida socioeducativa.

Sarampo – Contra o sarampo devem ser vacinadas todas as crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade e trabalhadores de saúde.

Documentos – Para se vacinar é necessário apresentar RG, CPF, comprovante de residência e o cartão de vacinação de Belém. Os imunocomprometidos, pessoas com deficiência e doenças crônicas, precisam apresentar laudo ou receita médica, que comprove a condição.

Já os trabalhadores da saúde e demais trabalhadores que estão aptos a se vacinar precisam apresentar carteira profissional, crachá ou outro documento comprobatório do exercício da atividade.

Veja onde se vacinar:

• Nas Unidades Básicas de Saúde (UBS): atendimento é das 8h às 17h;

• Hospital do Exército: de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 18h;

• Hospital de Aeronáutica: de segunda a sexta, das 8h às 11h e das 14h às 17h;

• Hospital Naval: terça e quinta, das 8h às 12h;

• Nas Universidades: Unama, Fibra e Unifamaz, de segunda a sexta, das 9h às 17h.

Fonte: Agência Belém 

Por Danielly Gomes/Agência Belém 

COMPARTILHAR

guaranyjr

Guarany Jr Prof. de Graduação e Pós de Marketing, Jornalismo e Propaganda, Jornalista, Comentarista, Consultor, Administrador, Palestrante - Belém - Pará - Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo