Talento em beneficio das causas: Programas de voluntariado contribuem para mudar a realidade de comunidades e instituições
Representados nos mais diversos segmentos, os voluntários doam seu tempo, energia e talento em prol de causas em que acreditam. São essenciais para que organizações da sociedade civil atinjam suas missões e impactem positivamente a vida de milhares de pessoas. De acordo com a terceira edição da Pesquisa Voluntariado no Brasil 2021, os achados apontam resultados positivos: 56% da população adulta diz fazer ou já ter feito alguma atividade voluntária na vida. Em 2011, esse número representava 25% da população e, em 2001, apenas 18%. Chama atenção também o número de voluntários ativos no momento da pesquisa – 34% dos entrevistados, o que representa cerca de 57 milhões de brasileiros comprometidos com atividades voluntárias.
Tanto a quantidade de pessoas envolvidas com o voluntariado aumentou, quanto as horas dedicadas à atividade. Se a quantidade média de dedicação por pessoa era de 5 horas mensais em 2011, a pesquisa de 2021 aponta a média de 18 horas mensais. Assim, cada voluntário brasileiro contribuiu, em média, por mês, o equivalente a 12 partidas de futebol inteiras. A pesquisa revelou também que 40% dos voluntários se encaixam na faixa etária entre 30 e 49 anos; em relação à escolaridade, 50% detêm o ensino médio completo / superior incompleto; e a renda familiar mensal de 39% dos respondentes é de até 2 salários-mínimos. Já 15% dos voluntários realizam atividades ligadas a programas de voluntariado empresarial e dedicam, em média, 21,5 horas por mês.
Inspiradas pelo valor de Colaboração, a Hydro e a Albras desenvolvem desde 2016, um programa de voluntariado empresarial que apoia as comunidades vizinhas às suas operações industriais. Com base em três Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU: educação, crescimento econômico e promoção de uma sociedade de paz, o programa reúne empregados dos escritórios da Hydro em Belém e no Rio de Janeiro, da refinaria Hydro Alunorte e da produtora de alumínio primário Albras, em Barcarena, e da mina de bauxita da empresa no município paraense de Paragominas, além de empresas contratadas e familiares.
Todo esse time doou talento e tempo para realizar de janeiro a julho de 2022, 39 ações, que beneficiaram mais de 3.000 pessoas, com o apoio de cerca de 370 voluntários. Entre essas ações estão doação de sangue; entrega e pintura das arquibancadas da quadra poliesportiva do Centro Comunitário de Vila do Conde; mutirão para conclusão das instalações elétricas e pintura do Centro Comunitário Vila do Conde; palestras sobre violência doméstica; doações de produtos de higiene para associações de Barcarena e Abaetetuba; mutirão para capinagem e roçagem do campo de futebol da comunidade Murucupi; bazar solidário; entre outras.
Entre as comunidades beneficiadas estão os Centros Comunitários de Vila do Conde e de Vila Nova, Pastoral do Menor, Fazenda da Esperança, Pastoral da Criança, ONG Prisma, APAE, Pastoral do Menor, Solar do Acalanto, Lar Fabiano de Cristo, Casa Ronald McDonald, entre outras. “Ações como essa ajudam a comunidade e colaboram também para o senso de solidariedade dos familiares e empregados”, diz José Sakai, voluntário da Albras. Ele e outros 70 voluntários, empregados da companhia e familiares, participaram de uma ação em julho, no Centro Comunitário de Vila do Conde, com diversas frentes de atividades, incluindo orientações para qualidade de vida, atendimentos de saúde e revitalização da quadra esportiva.
Em todo o ano de 2021, as doações beneficiaram 11.400 pessoas, em mais de 40 comunidades e Organizações da Sociedade Civil (OSCs), nos municípios de Belém, Barcarena, Abaetetuba, Tomé-Açu, Acará e Paragominas, no Pará, e no Rio de Janeiro. “Essas ações foram muito importantes para o momento de pandemia que vivemos ano passado, por conta do aumento das desigualdades sociais e econômicas em todo o mundo e, no Brasil, segundo pesquisa realizada com o apoio da Oxfam Brasil Action Aid, a fome teve um crescimento de 27,6% ao ano. Então, nosso programa de voluntariado veio para minimizar os impactos desse cenário na vida de tantas famílias e acreditamos que o voluntariado empresarial pode contribuir com a transformação social nos municípios onde atuamos”, destaca Eduardo Figueiredo, diretor de Sustentabilidade & Impacto Social da Hydro.
No programa Voluntários em Ação, os participantes dedicam tempo, habilidades e recursos para desenvolver iniciativas alinhadas à estratégia de responsabilidade social da companhia e às necessidades locais dos municípios onde a Hydro atua. A Hydro também é integrante do Conselho Brasileiro de Voluntariado Empresarial (CBVE), entidade que promove o voluntariado dentro e fora do país, além de ser um espaço para compartilhamento e criação de experiências.
O programa também recebeu, na última quinta, dia 25, o Prêmio Aplaude — Ações Voluntárias que transformam 2022, na categoria Inspira — Destaque Pandemia, com destaque para as ações de impacto social durante a pandemia de covid-19. Em uma das campanhas, em apenas dois meses, foram arrecadados itens para a produção de 894 cestas básicas, beneficiando mais de 5 mil pessoas. Os voluntários também arrecadaram produtos para 2.700 kits de higiene feminina, além contribuir com a reforma de centros comunitários e atividades de educação ambiental. O Prêmio Aplaude reconheceu as principais ações do voluntariado empresarial em educação, engajamento, diversidade, legado, ODS, destaque na pandemia, comitês que inspiram, voluntariado nas organizações da sociedade civil e programa de voluntariado do ano. Ao todo, foram mais de 13 instituições do Pará e do Rio de Janeiro beneficiadas.
Fonte: Por Iaci Gomes/InPress/Porter Novelli