Social
Segurança reforçada: operações integradas fortalecem a segurança em todo o Estado
A intensificação das operações preventivas e repressivas em todo o estado, coordenada pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup), envolve todos os demais órgãos de segurança em ações ostensivas para manter a redução da criminalidade, prevenir e coibir os crimes e garantir a paz social por todo o Pará.
Durante o final de semana, o efetivo foi reforçado na Região Metropolitana de Belém, por meio da Operação Impacto, e também nas Regiões Integradas de Segurança Pública – Risps – no interior, a exemplo da Operação “Capim II”, no município de Paragominas, abrangendo os municípios dos arredores da região.
“Planejamos uma força-tarefa integrada com os demais órgãos do Sistema de Segurança para fortalecer e reforçar a segurança de todos, não só na região metropolitana, como também no interior do estado. Estão sendo realizadas simultaneamente várias operações no estado com o objetivo de garantir, cada vez mais, a tranquilidade de todos e combater a criminalidade, não dando espaço para que as ações criminosas ocorram no nosso estado”, garantiu o secretário de Segurança Pública, Ualame Machado.
Operações – As ações policiais se concentram na repressão, em barreiras para fiscalização de veículos, cumprimento de mandados, buscas aos foragidos da Justiça, monitoramento de veículos suspeitos e fiscalização em estabelecimentos comerciais. Também são feitas rondas nos bairros e em pontos estratégicos, mantendo a presença policial intensificada nas ruas.
Localidades – As ações seguem em Belém e Região Metropolitana, Altamira, Aurora do Pará, Abaetetuba, Mãe do Rio, Dom Eliseu, Ipixuna do Pará, Paragominas e Ulianópolis, Anapu, Uruará e Breves.
Participam da operação integrada agentes das polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), Polícia Científica do Estado (PCE), Departamento de Trânsito do Estado, e ainda órgãos da esfera municipal, como as Guardas Municipais.
Fonte: Ascom/Segup