Mercado

Censo 2022: parceria entre IBGE e Sindcon deve facilitar pesquisa em condomínios no Pará

Nesta segunda-feira, 1º de agosto, começou a coleta de dados da população brasileira para compor o Censo Demográfico 2022. É uma das mais importantes pesquisas realizadas pelo IBGE, pois  retrata  as condições de vida dos cidadãos de cada canto do País, o que é fundamental para que os poderes municipal, estadual e federal possam desenvolver políticas públicas importantes que impactem positivamente a vida da sociedade em geral. No Pará, serão mais de 6 mil recenseadores que atuarão nos mais de 140 municípios do Estado. Apesar da importância, o IBGE ainda encontra dificuldades de realizar a entrevista em domicílios localizados em condomínios. Para mudar esse cenário, o órgão fechou parceria com o Sindcon/Secovi/PA (Sindicato da Habitação do Estado do Pará) para viabilizar o trabalho dos recenseadores nesses locais. Na entrevista a seguir, o coordenador técnico do Censo 2022 no Pará, Luiz Cláudio Martins, fala sobre essa parceria e de que forma os moradores de condomínios poderão colaborar de forma segura com o trabalho dos recenseadores. Leia na íntegra a entrevista. 

Luiz Cláudio Martins coordenador técnico do Censo 2022 no Pará
Foto: Norte Comunicação

Qual o período do Censo e quantos pesquisadores atuarão no Pará?

Luiz Cláudio Martins –O período da coleta começou dia 1º de agosto e vai até o dia 31 de outubro de 2022. Serão 6.121 recenseadores que farão a coleta das informações. Estes estarão espalhados pelos 144 municípios do estado do Pará.

Quanto tempo a pesquisa leva para ser realizada em um domicílio?

LCM – Utilizaremos dois tipos de questionários durante o Censo. Um mais simples, que denominamos de básico, com um número reduzido de perguntas, e é o que a maioria das pessoas irá responder. Nesse caso, o tempo em média é de 5 minutos.
O outro questionário é o da amostra, que possui um número maior de perguntas, mas será aplicado em um número menor de domicílios. Para esse tipo gira em torno de 25 a 30 minutos. Importante esclarecer que sempre iremos aplicar apenas um questionário por domicilio e que apenas uma pessoa pode responder por todos os demais moradores do domicilio.

Há muita dificuldade dos recenseadores atuarem nos condomínios?

LCM – Historicamente, nós do IBGE, temos dificuldade de realizar a coleta dos dados nos domicílios localizados em condomínios. Dentre as principais razões, podemos destacar o medo dos moradores em receber alguém estranho em sua residência e a alegada falta de tempo para atender os recenseadores.

 E como a parceria com o Sindcon/Secovi/PA ajudará nessa questão?

LCM – O Sindcon, pela relação de confiança que possui com seus afiliados, pode, digamos, “abrir portas” para nossos recenseadores nos condomínios. De que forma? Informando os síndicos e administradores de condomínios sobre a importância do Censo para a sociedade. Ajudando também no contato entre  os representantes dos condomínios e os representantes do IBGE em cada área. Além da possibilidade de abrir espaço na sua programação de cursos para que o IBGE possa apresentar o Projeto do Censo 2022 para os associados ao Sindcon.

Como o pesquisador poderá ser identificado pelo cidadão?

LCM – Os recenseadores estarão utilizando crachás de identificação que terão seus números de matrícula, número de identidade e foto, além disso, estarão trajando colete do IBGE, boné com logotipo do Censo, bolsa também com logotipo do Censo e o smartphone que é utilizado par a coleta dos dados.
Qual a mensagem que o senhor deixa para que todos colaborem com o Censo?

LCM – Importante informar que disponibilizamos um número de telefone com ligação gratuita que permite confirmar se aquela pessoa que está se identificando como recenseador é realmente agente do IBGE. O número é o seguinte: 0800 721 8181. Basta informar a matrícula, número de identidade ou CPF do recenseador. Essa confirmação também pode ser feita pela Internet no seguinte endereço eletrônico: respondendo.ibge.gov.br, também informando a matrícula, RG ou CPF.

Fonte: Norte Comunicação 

Por Iva Muniz/Norte Comunicação 

COMPARTILHAR
Mostrar Mais

guaranyjr

Guarany Jr Prof. de Graduação e Pós de Marketing, Jornalismo e Propaganda, Jornalista, Comentarista, Consultor, Administrador, Palestrante - Belém - Pará - Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo