Elas em evidência: Mulheres de Barcarena recebem capacitação operacional
Em busca de mais diversidade e equidade, a Hydro Alunorte e a Albras, por meio de uma iniciativa da área de Recrutamento das empresas, em parceria com o Senai de Vila dos Cabanos e com o apoio da Rede Todos pelo Trabalho, abrem inscrições, no próximo dia 01 de agosto, para o Programa Operacional para Mulheres. Para se candidatar, é preciso ter o Ensino Médio completo, ser maior de 18 anos e morar em Barcarena. Não é necessário ter experiência profissional prévia e mulheres que já tenham outros cursos profissionalizantes também podem participar. As inscrições ocorrem até o dia 04 de agosto, de forma online, e é necessário apresentar RG, CPF e comprovantes de residência e escolaridade.
O lançamento oficial do programa será realizado no próximo dia 01 de agosto, às 13h, em um encontro on-line, quando será disponibilizado o link para as inscrições. Quem tiver interesse em participar do evento de lançamento pode se inscrever pelo link https://forms.office.com/r/dFigtCdiLz. As aulas começam no dia 8 de agosto, de forma presencial, na unidade Senai, na Vila dos Cabanos, com quatro turmas nos turnos da tarde e noite, com duração até novembro. Os cursos oferecidos são de operadora de Processos Químicos Industriais, pela tarde, com 30 alunas; operadora de Processos Químicos Industriais, à noite, com 30 alunas; Eletricista Industrial, à tarde, com 20 alunas; e Mecânica de Manutenção Industrial, à tarde, com 20 alunas. Ao final, elas recebem certificação de qualificação profissional e estarão aptas para atuar no mercado.
Esta é a primeira fase do programa. Após o término da capacitação, terá início a segunda etapa, com a trilha da Educação para o Trabalho, um conjunto de 12 encontros, com duração de uma semana, em que as mulheres participantes da capacitação receberão orientações para ingressar no mercado de trabalho e desenvolvimento humano. Entre essas orientações estão: criação de portfólio; letramento digital; importância da oratória; marketing pessoal e como se preparar para uma entrevista de emprego.
Ao término dessas duas fases, quem concluir o programa terá a oportunidade de participar de recrutamento na Hydro Alunorte e Albras, por meio da realização de um processo seletivo, com vagas limitadas, voltado exclusivamente para essas mulheres atuarem na operação da indústria. As que forem aprovadas no processo seletivo, dentro do número de vagas disponíveis, ingressarão nas empresas.
Sobre a iniciativa deste Programa
“Tendo em vista que mulheres são 52% da população brasileira, a Hydro quer formar equipes que reflitam cada vez mais a sociedade. A implantação deste programa de capacitação exclusivamente para o gênero feminino faz parte de uma série de ações que temos desenvolvido para promover a diversidade e a equidade, em linha com as diretrizes do nosso programa de Diversidade, Inclusão e Pertencimento”, afirma Nelia Lapa, diretora de Recursos Humanos e Comunicação da Hydro.
O time de Recrutamento e Seleção da Hydro, liderado pela gerente de recrutamento, Pamela Seabra, construiu este programa alinhado com a capacitação, para que a oferta de profissionais do gênero feminino aumente de acordo com as ações de equilíbrio que a empresa busca para o ano de 2025. “Nosso trabalho não pode se limitar somente a captação e avaliação de quem se inscreve em nossas vagas, por isso, trazemos ações como esta, buscando alternativas para alavancar a capacitação das pessoas do gênero feminino”, avalia Pamela.
Sobre a programa Todos pelo Trabalho
O programa Todos pelo Trabalho incentiva a discussão de estratégias e a promoção de soluções voltadas à geração de emprego, trabalho e renda no município de Barcarena através da Rede Todos pelo Trabalho. O programa já beneficiou mais de 250 pessoas de Barcarena com a oferta de formação e qualificação profissional. A formação é uma das ações do Todos Pelo Trabalho, que tem apoio da Hydro Alunorte e Albras, em parceria com a Prefeitura de Barcarena, sociedade civil organizada e outras empresas locais. “O programa elaborou um diagnóstico com 2.500 pessoas e empresas locais para discutir as soluções para a capacitação e inserção da mão de obra no município. Hoje, vemos o quanto a formação da Rede do Todos pelo Trabalho ganhou força e tem feito a diferença. É um orgulho para a companhia contribuir também com as questões de equidade e diversidade que também tem sido uma demanda da rede de articulação”, destaca Milene Maués, gerente de Parcerias da Hydro.
A articulação em rede compõe um dos eixos estratégicos do programa Todos Pelo Trabalho. Os outros três eixos são: Acesso ao Trabalho; Formação Social e Qualificação Profissional; e Desenvolvimento e Implementação de Estratégias de Alternativas de Trabalho e Renda.
Sobre o programa de Diversidade, Inclusão e Pertencimento (DIP)
O programa de Diversidade, Inclusão e Pertencimento da Hydro é mais um compromisso da companhia em promover uma mudança positiva na sociedade. Com a crença que uma empresa precisa promover ações de inclusão, globalmente, a Hydro tem o objetivo de aumentar a representação de empregadas para 25% até 2025. Nos processos seletivos da Hydro, todas as oportunidades são abertas para pessoas com deficiência e reabilitadas pelo INSS. O programa também busca realizar uma transformação na cultura da companhia integrando pessoas com deficiência (PCD), de diferentes raças, etnias e LGBTQIA+.
Fonte por Rosana Pinto – Consultora de Comunicação Sênior
In Press – Porter/Novelli
—