Talentos do Vale Música Belém: Orquestra Jovem Vale Música apresenta peças de Tchaikovsky e Schubert em concerto aberto ao público
Nesta quarta-feira, 27 de julho, a Orquestra Vale Música (OJVM), composta por jovens talentos do Vale Música Belém recebe o violinista brasileiro radicado nos Estados Unidos, Carmelo de Los Santos, como solista na apresentação do Concerto para Violino e orquestra de Tchaikovsky. A apresentação será 20h, na Sala Augusto Meira Filho, na sede da Fundação Amazônica de Música (FAM). Desenvolvido na capital paraense desde 2004, o projeto conta com o patrocínio do Instituto Cultural Vale, via Lei Federal de Incentivo à Cultura.
A OJVM também apresentará a Sinfonia nº 8 de Schubert, conhecida como “A Inacabada”, uma vez que o músico austríaco nunca finalizou a composição. O jovem maestro Renan Cardoso é o regente do concerto.
Carmelo de Los Santos
Atua como solista, concertista, camerista e pedagogo. Ganhou projeção nacional aos 16 anos quando foi o mais jovem vencedor do mais importante concurso musical brasileiro, o “VII Prêmio Eldorado de Música”, em São Paulo. Desde então, Carmelo vem se apresentando como solista convidado de mais de 40 orquestras, incluindo a New World Symphony, Santa Fe Pro-Musica, as sinfônicas de Southern Mississippi, Santa Fe, e New México, a Filarmônica de Montevidéu, Orquestra Musica d’Oltreoceano (Roma), e as principais sinfônicas brasileiras como a Brasileira, do Estado de São Paulo e Petrobrás Pró-Música. Em 2002 fez sua estreia como solista e regente em Nova Iorque, no prestigioso Weill Recital Hall do Carnegie Hall junto à Orquestra de Câmara ARCO.
O músico é atualmente professor titular na Universidade do Novo México, em Albuquerque, EUA, onde vive.
Serviço:
Concerto da Orquestra Jovem Vale Música com o violinista Carmelo de Los Santos: dia 27/7, às 20h
Na Sala Augusto Meira Filho, na sede da Fundação Amazônica de Música (FAM), que fica na Av. Governador Magalhães Barata, N 1022 (entre Tv. 14 de abril e Tv. Castelo Branco).
Vale Música Belém
O projeto Vale Música Belém é desenvolvido pela Fundação Amazônica de Música (FAM), com o patrocínio do Instituto Cultural Vale. Desde 2004, a iniciativa transforma a vida de alunos do ensino público, formando músicos profissionais que atuam no Brasil e no Exterior.
Já são mais de cinco mil pessoas impactadas por meio do ensino e da aprendizagem da música. O projeto atende 300 crianças e jovens atualmente e conta com a Orquestra Jovem, Grupo de Flautas Doce, Banda Sinfônica Jovem, Grupo de Percussão de Câmara, Orquestra de Violinos e Coral infanto-juvenil.
Orquestra Jovem Vale Música
Criada em janeiro de 2010, a Orquestra Jovem Vale Música é resultado do Projeto Vale Música Belém e já se apresentou em importantes salas de concerto em Brasília, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Manaus, Recife, São Luis e Fortaleza, além de parcerias com grandes solistas internacionais. No mês de abril desse ano, a OJVM acompanhou o premiado pianista Dmitry Shishkin, em apresentação, no palco do Theatro da Paz.
A orquestra reúne jovens de 14 a 29 anos de idade e que tem o jovem maestro Renan Cardoso, que iniciou seus estudos no projeto aos 8 anos de idade, atualmente como seu regente titular.
Renan foi regente da Orquestra Vale Música nas apresentações da Orquestra Vale Música, composta por alunos do Programa Vale Música dos estados do Pará, Espírito Santo e Mato Grosso do Sul, na Expo Dubai 2020, em fevereiro desse ano, em Dubai nos Emirados Árabes Unidos. Ele também esteve à frente do concerto “Exagerado”, iniciativa da Orquestra Nova, que contou com patrocínio do Instituto Cultural Vale e a participação de alunos do Programa Vale Música do Pará, Mato Grosso do Sul e Espírito Santo.
Fonte: Relacionamento com a Imprensa/Vale