Prefeitura reforça linha de ônibus para a população aproveitar as praias de Mosqueiro
A partir das 5h30, algumas pessoas se concentravam na fila para embarcar no ônibus da linha Belém-Mosqueiro. “Mesmo com muita gente, vale esperar o ônibus para aproveitar as praias da ilha”, disse o autônomo Cassio Martins, que aguardava na fila com a esposa Vitória Veloso. Eles seguiram para a ilha com a hospedagem certa na casa de amigos.
De 6h30 até 12h40, 26 viagens já haviam sido feitas para Mosqueiro, com intervalos, em média, de 15 minutos entre viagens, com o total de mais de 1.500 passageiros, considerando que, nesse período, algumas pessoas optaram ir em pé.
“Estamos ansiosos para chegar em Mosqueiro. O filho, a nora e o neto já foram. Hoje vamos eu e meu marido. Alugamos uma casa para passarmos o fim de semana”, disse a dona de casa Simone Rodrigues, que estava na fila para viajar em pé. “Se é cansativo ir a pé? Que nada”, comentou Simone, explicando que tinha tempo suficiente para relaxar e descansar.
“Vale a pena esperar. Vamos voltar no final do mês”, explicou Denise Machado. Ela, a sobrinha, o neto e a namorada dele não quiseram ocupar as últimas vagas no ônibus que estava de saída, porque queriam sentar lado a lado e por isso, passaram a vez. “Apesar da fila, está tudo muito organizado”, garantiu a dona de casa.
Os agentes de transporte da Semob estiveram presentes o tempo todo no local do embarque e desembarque para Mosqueiro, com o propóstico de orientar e organizar as filas. Além disso, focaram também na fiscalização da chegada e dos horários de saída dos ônibus, para evitar falhas na prestação do serviço.
A movimentação no trapiche de Icoaraci para a ilha Cotijubanão não foi diferente. Filas se formaram desde cedo com o intuito de comprar a passagem. A Prefeitura de Belém disponibilizou, novamente, viagens extras na linha municipal, realizadas pelos navios Lady Liria e Otavio Oliva, com capacidade para 350 e 600 passageiros respectivamente.
Entretanto, por medida de segurança, foram vendidas 330 passagens para o Lady Liria, que saiu às 8 horas, e 550 para o Otavio Oliva, que saiu às 9 horas, totalizando 880 pessoas que ateavessaram pela linha hidroviária municipal na manhã do sábado, 23.
A técnica em enfermagem Andrea Miranda aproveitou a folga no trabalho para curtir as praias de Cotijuba, com mais dez pessoas, entre parentes e amigos. “Vamos no barco da Prefeitura por acharmos mais seguro”, comentou.
O supervisor Ednaldo Belém comprou as passagens da esposa e dos filhos. “Apesar da fila e da grande movimentação, considero que está tudo muito organizado”, disse.
Agentes de transporte estavam também na organização e orientação das filas nos guichês e no embarque, de forma a garantir a segurança dos passageiros.
Agentes de trânsito da Semob atuaram ainda na organização e fluidez do trânsito da rua Siqueira Mendes, que dá acesso ao trapiche, para evitar acidentes aos pedestres na travessia na faixa.
Três viaturas e duas motos fizeram a fiscalização em rondas. Uma equipe foi destacada para fiscalizar os acessos à Vila, outra na área do Caramanchão, orla do Farol até São Francisco. A terceira viatura foi destacada para fiscalizar o trânsito na ponte do Cajueiro e acessos às praias do Carananduba, Paraíso e Marauh. As equipes estão sendo apoiadas por dois agentes em motocicletas. Além da ronda, eles faziam a fiscalização e autuação.
Fonte: Agência Belém