Simineral ON: Projetos utilizam a cultura para impulsionar a formação integral
Para contribuir com a melhoria da qualidade de vida, em Barcarena, o programa Trilhando Caminhos tem como estratégia utilizar atividades esportivas, culturais e de lazer como impulsionadores para a formação integral, a prática cidadã e a convivência comunitária de crianças e adolescentes, entre 6 e 17 anos.
A iniciativa é realizada pela Hydro Alunorte e executada pela empresa De Peito Aberto, funciona como uma ferramenta socioeducativa e de inclusão social, oferecendo aulas de futebol, capoeira, teatro, ballet, judô e corrida. “Além do apoio nessas atividades, oferecemos atendimento psicossocial para alunos, familiares e comunitários, podendo ser liderança ou não, desde que tenham relação com o projeto”, destaca Rachel Starling, gerente geral de parcerias para o Desenvolvimento Territorial.
Esse é um dos exemplos de destaque da edição do de julho do Simineral ON, plataforma de notícias veiculado pelo Sindicato das Indústrias Minerais do Pará (Simineral). Dentro da iniciativa da Hydro, para este ano, também estão previstas reuniões de acompanhamento com as famílias e com as lideranças comunitárias, retomada de aulas 100% presenciais em todos os núcleos, organização de eventos de integração em conjunto com voluntariado e/ou festividades das próprias comunidades, colônia de férias, ações socioeducativas e a abertura de novas vagas para turmas de judô, dança e corrida. Essas turmas devem beneficiar cerca de 100 crianças e jovens.
Diversidade cultural
As riquezas culturais de Ourilândia do Norte também são destaque na edição de julho, como mostra a websérie “Papo Raiz”, projeto desenvolvido pela Vale, em destaque no Simineral ON. No quarto episódio intitulado “Misturas Esculturais”, o artista plástico Claelson Vieira mostra a Jeff Moraes o trabalho como escultor, transformando materiais como madeira, isopor e pvc em obras de arte. Num formato itinerante, a websérie Papo de Raiz exibe a cultura de diversos lugares do Pará. A apresentação é do músico Jeff Moraes, que faz um “mochilão” indo de um ponto a outro do estado, a convite de talentosos artistas paraenses que têm muito a contar sobre as essências culturais de suas cidades em seus trabalhos.
Fonte: Agência EKO
Por Alessandra Fonseca