Mercado
A seda em destaque: Nova Rota da Seda é tema de evento internacional debatendo as oportunidades de desenvolvimento do plano ao Brasil
Com a proposta de estabelecer uma nova Rota da Seda no século XXI, assim como as rotas comerciais milenares que conectavam o Ocidente e o Oriente, a China implementou em 2013 o Plano BRI (Belt & Road Initiatives), uma proposta de cooperação internacional. E para debater as oportunidades de desenvolvimento dessa iniciativa ao Brasil, a Fundação Sousândrade, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Programas Estratégicos, realiza o Simpósio Internacional “As Potencialidades na Nova Rota da Seda da China: oportunidades de negócio e de desenvolvimento para o Brasil”, em São Luís, até esta quarta, 13 de julho.
O evento tem como objetivo fornecer informações estratégicas sobre o projeto, e proporcionar uma visão do leque de oportunidades de desenvolvimento econômico, que surge para o Brasil com a inserção da capital maranhense na Nova Rota da Seda da China. O foco é atrair novos negócios e parcerias comerciais na região do Arco Norte do país.
Entre os participantes convidados está o pesquisador chinês Paul Lee, um dos formuladores da Expansão da Rota da Seda, e professor de Logística Internacional e Transporte Marítimo da Universidade Zhejiang, em Zhoushan, na China.
Nesta terça, do dia 12, a programação seguirá com uma agenda sobre o setor de Logística Marítima na sede do Porto do Itaqui. E dia 13, o evento encerra com uma palestra sobre o setor de Logística Ferroviária, na sede da FIEMA.
Fonte: Gaby Comunicação
Por Liane Gaby