Cultura
A volta dos shows presenciais na cidade revela atores estratégicos: as produtoras e os produtores
A força feminina nos eventos de Belém: produtora paraense Adriana Fukuoka pontua os desafios da produção de shows em meio à pandemia da covid-19
Sem dúvida, uma das maiores saudades da população mundial após este longo período de isolamento social devido à pandemia da covid-19, era o de participar presencialmente de um espetáculo, um show, sentir o calor humano e presenciar o momento mágico que é ouvir um artista cantar, mas por detrás de toda esta saudade, há inúmeros agentes que pararam totalmente de forma imediata, e que foram enormemente prejudicados (e ainda são pouco visibilizados): os produtores de eventos, aqueles que fazem tudo acontecer.
A paraense Adriana Fukuoka, que é jornalista, produtora cultural, assessoria de comunicação, consultora de marketing digital e CEO da Agência Conceito A, trabalha há 18 anos como produtora de eventos em Belém, e ao longo da sua trajetória exitosa, atualmente se consolida como uma das mulheres que representam aquilo que sustenta os shows que animam multidões na cidade, Adriana é apaixonada por produção, por tudo que a envolve e mais um mundo de possibilidades, que a cada dia nos ensina novos caminhos, novas oportunidades.
“Acho que tanto o artista quando o público poderia valorizar um pouco mais esses profissionais dos bastidores, são eles que fazem a mágica acontecer. Nesse período de pandemia, fomos os mais massacrados, fomos os primeiros que paramos e estamos sendo os últimos a retornar, e estamos voltando com muita garra pois estamos representando muitos que ainda estão sem perspectivas de retorno”, reflete a produtora sobre o longo período de proibição dos shows e eventos na cidade.
Adriana já realizou eventos como Amazon Music- Feira Internacional da Música, onde atuou na produção executiva e artística do evento; Lançamento do EP “Imaginação” da intérprete Lucinnha Bastos, no suntuoso Theatro da Paz, onde elaborou o projeto, ocupou a direção de produção executiva e assessoria de imprensa; Festival Sons do Pará- Amazônia Gshow-TV Globo-TV Liberal em 2019, onde integrou a equipe de produção. No ano de 2021, Adriana assinou a direção geral do o espetáculo “As Portas do meu Coração”, gravação do DVD, comemorativo de carreira do consagrado artista Mahrco Monteiro, no Teatro do Sesi.
“Participar da concepção do projeto, escrever as histórias de cada vida e ajudar a realizar sonhos, me motivam a inovar, sempre. E quando finalizamos.. ahh! Entro em êxtase. A felicidade do cliente é libertadora. Ops, cliente? Não, amigo, amiga é o que realmente são”, ressalta a produtora que recentemente arquitetou os espetáculos grandiosos de Lucinnha Bastos e Sandra Duailibe no Teatro Margarida Schivasappa, Lia Sophia no Teatro do Sesi e o Show “Retomada”, de Juliana Sinimbú, no Teatro Waldemar Henrique
Como em toda a profissão, trabalhar com produção tem seus altos e baixos, mas para quem ama o que faz, tudo se torna um novo desafio a ser vencido de cabeça erguida: “A melhor coisa é que cada produção é única, a união da equipe em fazer a melhor entrega, os feedbacks que temos entre profissionais, os reencontros tem sido momentos de festa. Já a pior coisa são os incontáveis perrengues que passamos e fazer milagres em trabalhar com o que temos ali disponível, afinal, o que acontece nos bastidores fica nos bastidores”, brinca Adriana.
Para quem já está há 18 anos à frente de grandes produções, Adriana Fukuoka dá uma dica para aqueles que estão iniciando sua vida nesta área: “Acredite nos seus sonhos! Sucesso custa noites e madrugadas de muito trabalho, mas quando você o conquista, tudo terá valido a pena. Busque referências, construa seu networking com os melhores de cada área, acompanhe backstages, pergunte muito sobre tudo e caia em campo! Acredite: tudo que se aprende na produção é na prática. Não se aprende em faculdade ou livros. Pra aprender, trabalhe até de graça”.
Fonte: Assessoria de Comunicação/Agência Conceito A
Serviço
Retorno dos eventos presenciais e o papel do produtor neste novo contexto
Assessoria de comunicação: Agência Conceito A
Contatos: Adriana Fukuoka –
(91) 98069-1974 | Instagram: @chamaadrika @agenciaconceitoa