Covid -19: Testagem e vacinação estão disponíveis em Salinópolis até 1° de janeiro
O governo do Estado oferece quatro dias para realização de testes – 28, 29 e 30 de dezembro, e 1º de janeiro -, e dois de aplicação de imunizantes – 30 e 31 de dezembro, a fim de diminuir as possibilidades de contaminação e de manifestações graves da doença em um dos balneários mais procurados para o réveillon.
A testagem é uma iniciativa da Diretoria de Vigilância em Saúde da Sespa, por meio do Departamento de Epidemiologia, Vigilância Sanitária e Laboratório Central do Estado (Lacen), em parceria com os centros Regionais de Saúde e prefeituras. Desde setembro, o serviço já percorreu 12 municípios das regiões Nordeste e Baixo Tocantins, realizando mais de 3 mil testes.A unidade móvel da Sespa oferece as duas doses e o reforço para quem tomou dose única da vacina contra a Covid Foto: Bruno Cecim / AgPará
Segundo o diretor-geral do Lacen e coordenador da ação itinerante, Alberto Júnior, “mesmo com a maioria das pessoas já vacinadas, sabemos que o vírus ainda circula no Estado. Assim, garantimos a vigilância, uma vez que nesse período temos pessoas advindas de outros estados para Salinas”,
Nesta terça-feira (28) houve testagem das 8 às 13 h no Mercado do Porto Grande. Na quarta-feira (29), das 17 às 23 h, a testagem será na Orla do Maçarico; dia 30 (quinta-feira), das 8 às 13 h, na Unidade Saúde da Família Alto Pindorama, e no dia 1º (sábado), das 17 às 22 h, novamente na Orla do Maçarico.
Vacinas contra a Covid-19 estão disponíveis na unidade móvel no dia 30, das 8 às 16 h, na Unidade Saúde da Família Alto Pindorama, e no dia 31, das 8 às 12 h, no Mercado Municipal Bom Jesus. A iniciativa visa garantir a 1ª dose para quem ainda não iniciou o processo de imunização; a 2ª dose a quem ainda vai completar o esquema vacinal, e a dose de reforço para aqueles que tomaram a vacina de dose única.
A programação também faz a busca ativa por pessoas com a vacinação pendente em várias regiões do Estado, e já realizou mais de 8 mil aplicações. Alessandra Amaral, que coordena a vacinação itinerante, disse que, “assim, podemos garantir uma maior proteção à população contra a Covid, reduzindo a transmissão do vírus e a circulação de novas variantes, além de proteger o indivíduo contra as formas graves da doença e a morte”.
Ela reforçou ainda a importância da testagem e vacinação em um balneário tão procurado para as festas de final de ano. “Estamos falando de locais que geralmente são frequentados por bastante gente. Então, se essas pessoas já tiverem concluído a vacinação, menor o risco de contaminação”, ressaltou.
Quem receber alguma dose de vacina deve tomar cuidados simples, como não fazer massagem no local da aplicação em caso de dor ou desconforto, mas apenas compressa com água gelada, ou mesmo tomar um antitérmico – que não deve ser ministrado paralelamente à ingestão de bebidas alcoólicas. “Em caso de qualquer sintoma adverso e forte, deve-se procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima”, orientou Alessandra Amaral.