Artigo Especial de Marina Quental, da Vale : As mulheres conquistam, cada vez mais, espaço na mineração
Marina Quental – Vice-presidente executiva de Pessoas da Vale Foto: Marcello Bravo
Mineração por elas
Marina Quental – Vice-presidente executiva de Pessoas da Vale
Operar equipamentos, planejar lavra, realizar inspeções em campo e liderar equipes. Não existe atividade que a gente não possa exercer. As mulheres vêm conquistando cada vez mais espaço na mineração, setor que por anos foi predominantemente masculino. Aos poucos e com competência, vencemos preconceitos e passamos a ocupar os mais diversos cargos, reforçando a máxima de que lugar de mulher é onde ela quiser.
Porém, o setor ainda precisa avançar para se tornar mais inclusivo e atrativo para absorver mulheres. Atualmente, a participação feminina na mineração brasileira é de 13%, frente a 44% em outros segmentos. Melhorar esse cenário é imperativo para que a indústria mineradora se torne mais competitiva e sustentável, tendo perspectivas diversas para enriquecer a tomada de decisão. As discussões sobre diversidade têm se intensificado nas empresas e, na Vale, muito trabalho vem sendo feito.
Temos passado por um intenso processo de transformação cultural desde 2019, refletindo sobre nosso papel na sociedade. Nessa jornada, firmamos o compromisso de valorizar a diversidade e promover equidade e inclusão. Estamos desenvolvendo uma série de iniciativas estratégicas para alcançar os objetivos que traçamos.
Entre elas, está a meta de dobrar a representatividade de mulheres até 2025, de 13% para 26%. Estamos trabalhando em diversas frentes para eliminar barreiras que dificultam a contratação e retenção de mulheres, ampliando a diversidade no quesito gênero de forma interseccional. Os números apontam que estamos no caminho certo: entre dezembro de 2019 e novembro de 2021, o percentual de empregadas na Vale em todo o mundo passou de 13,5% para 18,7%. São cerca de 4.500 mulheres a mais na empresa. Também aumentamos em 80% o número de mulheres em cargo de liderança sênior.
Entre 2020 e 2021, admitimos mil mulheres por meio do Programa de Formação Profissional para atuar em nossas unidades operacionais no Brasil. Neste ano, lançamos um processo seletivo exclusivo para engenheiras, analistas e gestoras. Também priorizamos a contratação de mulheres em nossos programas de trainee. Na edição de 2020, tivemos 61% de mulheres, percentual que aumentou para 68% na de 2021. Essas profissionais são preparadas para, futuramente, assumirem posições de liderança na empresa.
Acreditamos que essas iniciativas voltadas para inclusão e diversidade contribuem para promovermos um ambiente cada vez mais colaborativo, inovador e atrativo para novos talentos.
Com o intuito de reforçar que há, sim, espaço para as mulheres na mineração e que elas estão por toda parte na Vale, criamos a websérie “Mineração por Elas”. A segunda temporada foi lançada neste ano e tem como fio condutor a diversidade de forma ampla, com destaque para outras identidades e características além do gênero, e os episódios estão em nosso site e redes sociais. O projeto foi idealizado e produzido por mulheres e, além de valorizar nossos talentos, busca inspirar ainda mais profissionais a construir carreira no setor mineral. Afinal, temos a certeza de que a mineração por elas e para elas ampliará a geração de valor para toda a sociedade.