Gastronomia
Gastronomia do Estado: Sedeme prestigia programação do “Tempero de Origem”
A Sedeme está participando, neste fim de semana, da 2a edição do Festival ‘Tempero de Origem’, evento pensado para estimular o empreendedorismo alimentar paraense e evidenciar os atrativos da cultura alimentar do Pará, em uma ação que fomenta o turismo, a cultura e a sustentabilidade.
Na abertura do festival, que ocorreu no início da tarde deste sábado (1 8), o secretário adjunto da Sedeme, Carlos Ledo, representando o titular da pasta, José Fernando Gomes Júnior, destacou a importância da parceria da secretaria com os demais órgãos e instituições que promovem o festival. “Gostaria de parabenizar a todas as secretarias que realizam este evento e em especial à equipe da Sedeme que está colaborando com mais esta grande e importante realização do governo do Pará. A Sedeme estará sempre apoiando eventos como este, que estimulam o desenvolvimento econômico do nosso Estado”, disse o Ledo.
Na programação, a Sedeme atua por meio de atendimentos a empreendedores de diversas regiões do Estado, falando das oportunidades de crédito disponíveis e também sobre cooperativismo e incentivo à exportação.
Produtores de mel, pimenta, beiju, queijo, entre outros produtos do município de São João de Pirabas, estão participando do festival Temperos de Origem, no Parque da Residência, na capital paraense. A participação é fruto de uma articulação da Sedeme, da deputada Paula Gomes e do município, a partir de uma reunião na secretaria e de uma visita técnica aos produtores locais neste mês de dezembro.
Na visita, que contou com a participação de instituições que compõem o Fórum Estadual de Indicação Geográfica e Marcas Coletivas, a equipe conheceu toda a diversidade de produtos locais, o que foi percebido como oportunidade para o festival logo em seguida.
“Provavelmente, sem a Sedeme, talvez não estivéssemos aqui, por isso é uma grande satisfação estar participando desse festival gastronômico aqui na capital. Queremos agradecer essa parceria importantíssima do Estado, que vem dando oportunidade para o nosso município, principalmente na questão do desenvolvimento econômico. A gente acredita no potencial que tem o nosso município, mas acredita também em grandes parcerias como essa firmada com a Sedeme para poder estar participando desse festival gastronômico”, detalhou o secretário de Turismo de São João de Pirabas, João Barbosa.
Fonte: Sedeme
Foto: Divulgação