Cultura

Vale Música: veja como assistir o concerto da orquestra Jovem Vale Música neste domingo, 5 de dezembro

Neste domingo (5), a Orquestra Jovem Vale Música (OJVM) brinda o público com concerto presencial. Sob a regência do jovem maestro Renan Cardoso, a OJVM apresentará peças de compositores consagrados da música de concerto mundial, como W.A. Morzat (1975-1791), G. Bizet (1838-1875) e M. Ravel (1875-1937).

O concerto inicia às 18h, na Sala Augusto Meira Filho, localizada na Av. Magalhães Barata, 1022 (entre 14 de abril e Castelo), e contará com número restrito de público e adoção de medidas sanitárias preventivas em função da Covid-19, como distanciamento social e uso obrigatório de máscara.

Orquestra Jovem Vale Música (OJVM)

A Orquestra Jovem Vale Música foi criada em janeiro de 2010, como resultado do projeto Vale Música Belém e já fez apresentações em Brasília, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Manaus, Recife, São Luis e Fortaleza, sempre nas salas de concerto mais importantes dessas cidades. A OJVM também conta em seu currículo com parcerias de grandes solistas internacionais.

A orquestra reúne jovens de 14 a 29 anos de idade que, graças à música e ao projeto, tem a possibilidade de um futuro mais promissor. Vários músicos oriundos do projeto já se profissionalizaram e compõem o quadro da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz.

Renan Cardoso é o maestro titular da Orquestra Jovem Vale Música Foto: Ana Dias

Renan Cardoso

O maestro titular da Orquestra Jovem Vale Música (OJVM) iniciou seus estudos de violino no Projeto Vale Música. Bacharel em música com habilitação em violino pelo Instituto Estadual Carlos Gomes-IECG, Renan faz parte da classe dos professores Serguei Firsanov e Marcus Guedes.

Como estudante de regência, participou de masterclass com os maestros Gianluigi Zampieri, Jorge Perez Gomes, Barry Ford, Silvio Viegas, Fuad Ibrahimov, Roberto Tibiriçá, Tibias Volkmann e Neil Thomson.

Participou como maestro assistente do IV ENCANTA onde também regeu a ópera “La Serva Padrona” de G. B. Pergolesi, sob orientação do maestro Pedro Messias.

Em novembro de 2019, atuou como regente convidado junto à Orquestra de Ouro Preto em concerto realizado no Teatro SESC PALLADIUM. Em dezembro do mesmo ano, regeu a Orquestra de Integração dos projetos apoiados pela Vale, composta pela Orquestra Sinfônica Brasileira-OSB e integrantes dos Projetos Vale Música de Belém-PA, Serra-ES e Corumbá-MS, em concertos realizados no Teatro Municipal do Rio de Janeiro e na praça matriz de Itaguaí-RJ.

Aluno do maestro Abel Rocha no Curso de Regência do Instituto Estadual Carlos Gomes, Renan atua como professor de violino no Instituto Estadual Carlos Gomes, além de integrar a Camerata FAM e o Quarteto Belém.

 Para assistir a programação on-line, acesse:
Instagram: https://www.instagram.com/fambelem.oficial/
Facebook: https://www.facebook.com/fambelem.oficial/
YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCR4t-6U9UdwUm9FWBOK24BQ

Vale Música Belém
O projeto Vale Música Belém é desenvolvido pela Fundação Amazônica de Música (FAM), com o patrocínio do Instituto Cultural Vale. Desde 2004, a iniciativa transforma a vida de alunos do ensino público da capital do Pará, formando músicos profissionais que atuam no Brasil e no Exterior.

Já são mais de cinco mil pessoas impactadas por meio do ensino e da aprendizagem da música. O projeto atende 300 crianças e jovens atualmente e conta com a Orquestra Jovem, Coral, Grupo de Flautas Doce, Banda Sinfônica Jovem, Grupo de Percussão de Câmara, Orquestra de Violinos e Coral infanto-juvenil.

 

Fonte: Relacionamento com a Imprensa regional/Vale

COMPARTILHAR
Mostrar Mais

guaranyjr

Guarany Jr Prof. de Graduação e Pós de Marketing, Jornalismo e Propaganda, Jornalista, Comentarista, Consultor, Administrador, Palestrante - Belém - Pará - Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo