Pfizer para adolescentes: 100.620 doses contra a Covid-19, chegam ao Pará e Sespa recomenda aplicação para faixa de 12 a 17 anos
O planejamento da Sespa inclui a distribuição das doses, assim como dos insumos para todos os municípios, e cada um deles recebe as doses de acordo com o quantitativo populacional e a atual etapa de vacinação.
Para essas doses da Pfizer, a Sespa recomenda que os municípios adotem estratégias que atendam a aplicação em adolescentes de 12 a 17 anos e a dose de reforço de pessoas com mais de 18 anos que tenham 5 meses ou mais de intervalo de sua segunda dose.
Com a chegada do novo quantitativo, o secretário de Estado de Saúde Pública, Rômulo Rodovalho, destaca a importância de completar o esquema vacinal. “É muito importante que quem ainda não se vacinou procure o posto mais próximo no seu município. Já disponibilizamos doses a todas as cidades para 1ª, 2ª ou dose de reforço. A vacina é a ferramenta mais importante que temos para frear a pandemia e é muito importante completar essa imunização para garantir que o vírus pare de circular”, avaliou
Ao todo, já são quase 12 meses que a Sespa vem trabalhando em parceria com outras instituições para garantir que as doses cheguem à população de forma rápida, segura e eficaz.
“Já passamos de 12 milhões de vacinas distribuídas a todos os municípios do Pará e pedimos a todos os gestores que prossigam firmes na campanha de vacinação, disponibilizando as doses imediatamente a toda população”, afirmou o secretário.
Vacinômetro
Em dados atualizados, até o dia 30 de novembro, o vacinômetro da Sespa indica que o Pará já recebeu 13.076.275 doses de imunizantes do Ministério da Saúde.
No link http://www.saude.pa.gov.br/vacinometro/ a população pode acompanhar o quantitativo dos tipos de vacina recebidos pelo Estado – Oxford/AstraZeneca, Coronavac/Sinovac, Pfizer e Janssen, bem como a quantidade e o percentual de vacinados, doses aplicadas e desempenho dos 144 municípios paraenses no processo de imunização.
Fonte: Agência Pará