Capacitação: Curso para professores de alunos com transtorno do espectro autista
Com 5 mil vagas ofertadas, o curso é uma iniciativa do Governo do Pará, em uma ação integrada entre a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), por meio da Coordenação Estadual de Políticas para o Autismo (Cepa), e a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por meio da Coordenadoria de Educação Especial (COEES) e do Centro de Formação dos Profissionais da Educação Básica do Estado do Pará (Cefor).A produção de materiais pedagógicos adaptados dará suporte às atividades dos professores
Segundo Nayara Barbalho, coordenadora da Cepa, trata-se de uma demanda histórica, que agora é atendida pelo governo estadual, unindo saúde e educação em favor das pessoas com Transtorno do Espectro Autista, que aprendem de forma diferenciada e necessitam de intervenções específicas e mediação para o aprendizado. “Para que o aluno com autismo possa estar mais engajado e participativo do contexto escolar, nós estamos oportunizando aos professores a produção desses materiais pedagógicos adaptados”, informou.
Segundo a secretária adjunta de Ensino da Seduc, Regina Pantoja, a ação das duas secretarias faz parte do Projeto EducaTEA, que promoverá, de forma contínua, atendimento educacional inclusivo ao aluno com autismo. Pelo curso, 5 mil profissionais serão capacitados pela professora Ana Patrícia Vasconcelos, especialista em TEA.
O curso será realizado no período de 07 a 20 de dezembro deste ano, no ambiente de aprendizagem da Avacefor (Ambiente Virtual de Aprendizagem).
As inscrições ao curso estão abertas de 29 de novembro a 06 de dezembro, e podem ser feitas na plataforma Avacefor: www.seduc.pa.gov.br/site/cefor.
Tutorial que ensina a fazer a inscrição: https://youtu.be/zBtRGTgiAs8.
Fonte: Agência Pará
Por Mozart Lira