Paraense participa de evento em Paris e destaca porque Cozinha Verde ganha força em nosso mercado
Calcula-se que entre 4 e 7 milhões de brasileiros sejam adeptos ou estejam em vias de compor o grupo de pessoas que afastaram a proteína animal de suas rotinas.
O crescente acesso à informação, a busca de uma melhor relação com o planeta e um momento de extrema atenção à autoconsciência corporal são os marcadores do boom que a alimentação verde vem mostrando nos últimos cinco anos.
Dados da Sociedade Vegetariana Brasileira mostram que no país, 14% da população se declara vegetariana, segundo pesquisa feita pelo então IBOPE Inteligência em abril de 2018.
Nas regiões metropolitanas de São Paulo, Curitiba, Recife e Rio de Janeiro este percentual sobe para 16%. A estatística representa um crescimento de 75% em relação a 2012, quando a mesma pesquisa indicou que a proporção da população brasileira nas regiões metropolitanas que se declarava vegetariana era de 8%. Em 2018, isto representava quase 30 milhões de brasileiros que se declaravam adeptos a esta opção alimentar – um número maior do que as populações de toda a Austrália e Nova Zelândia juntas.
Crescimento do Mercado – De Janeiro de 2016 a Janeiro de 2021 o volume de buscas pelo termo ‘vegano’ aumentou mais de 300% no Brasil.
Tais tendências vêm acompanhadas do aumento de produtos e serviços destinados a este público, conforme indicam pesquisas de mercado elaboradas por grupos como Mintel e pelo Baum & Whiteman International Food Consultants e Yahoo Food Trends.
O programa de certificação vegana da SVB também é um termômetro do crescimento deste mercado. Com oito anos de existência, o Programa Selo Vegano já contempla mais de 2.900 produtos de cerca de 160 marcas diferentes. A maioria das marcas são de alimentos, mas também há produtos cosméticos, de higiene pessoal, suplementos alimentares, produtos de limpeza, lavanderia e calçados.
Muitos nutricionistas já percebem a crescente e se qualificam para adaptar-se à necessidade de prescrições veganas. Jamile Khaled, profissional paraense que atua também na modalidade personal diet, esteve recentemente em Paris, na França, participando de workshops voltados para a prática da culinária vegana.
“O Cordon Vert tem o objetivo de descobrir os segredos da cozinha vegetariana através de receitas originais cheias de sabor e que foram criadas pelos Chefs do Le Cordon Bleu, uma das maiores escolas de gastronomia do mundo”, explica Jamile
Todo o conteúdo apresentado no curso agora faz parte dos cardápios montados por Jamile. “Dentro dessa perspectiva verde é possível trabalhar desde a escolha correta de verduras, legumes, proteínas vegetais e temperos até o manuseio e preparo dos alimentos. Cada passo é importante e influencia no sabor e resultado, inclusive, no que diz respeito à manutenção das propriedades nutricionais de cada ingrediente”, pontua a nutricionista.
Fonte : Texto enviado pela Jornalista e Publicitária Bianca Teixeira