Social

Belém alcança 79% da população vacinada com as duas doses contra a Covid-19

 

Em Belém já foram aplicadas 2.266.875 doses de vacinas contra a covid-19. Deste total, 1.135.664 pessoas receberam a primeira dose, correspondendo a 88,3% da população vacinável, ou seja, a partir dos 12 anos de idade, que corresponde a 1.285.716 pessoas. Em relação às duas doses, foram vacinadas, até o momento, 1.013.093 pessoas, correspondendo ao percentual de 78,8% da população vacinável da capital do estado do Pará. Considerando a população total de Belém, de 1.506.420 pessoas, foram vacinados 75,4% com a primeira dose e 67,3% com as duas doses.

Os dados foram divulgados pela Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), em coletiva realizada nesta sexta-feira, 5, no auditório da Sesma, quando também foi informado que a campanha de vacinação contra a covid-19 em Belém será encerrada no dia 12 de novembro.

“Tivemos uma diminuição significativa no número de contaminação e hospitalizações. Estamos avançando. Isso não significa que vamos descuidar. A orientação da nossa equipe de saúde é de que as pessoas continuem usando máscara e álcool em gel e que mantenham distanciamento. Não vamos cometer o equívoco de outras cidades”, destacou durante a coletiva o vice-prefeito de Belém, Edilson Moura.

Entre profissionais de saúde e idosos 118.118 pessoas já foram vacinados com a terceira dose, o que corresponde ao percentual de 40,9% do total de 288.459 pessoas que fizeram a segunda dose nestes grupos. Na semana de 8 a 12 de novembro, são esperados aproximadamente 100.000 idosos para serem vacinados com a terceira dose.

Até o momento, no geral, enquanto dados oficiais demonstram que 27,7% da população brasileira e 41,6% da população do Pará vacinada com a primeira dose ainda precisa retornar para a segunda dose, em Belém apenas 10,8% da população vacinada com a primeira dose ainda não recebeu a segunda dose. “Nós conseguimos reduzir em 97% o número de notificações de casos e em 99% o número de óbitos de janeiro a outubro. A  ocupação leitos que no início do mês de março era de 89,9% de leitos clínicos, nós conseguimos reduzir hoje para 8,2%  e estamos há cerca de duas semanas com ocupação 0% dos leitos clínicos. Já os leitos de  UTI nós recebemos, no mês de abril, com 82,6% de ocupação. Em outubro fechamos com 10,5%. E hoje estamos há cerca de 12 dias com 0% de ocupação de leitos de UTI. Nós conseguimos ter um grande avanço e um significativo controle da  evolução da pandemia”, enfatizou o titular da Sesma, Maurício Bezerra.

Imunizantes utilizados – Foram usadas, até o momento, três diferentes marcas de vacinas: 473.681 doses da AstraZeneca/Covishield, 495.415 doses da Butantan/Coronavac e 1.297.779 doses da Pfizer/Comirnaty. Das 473.681 doses da Astrazeneca, 243.441 pessoas receberam a primeira dose e 229.984 a segunda dose, faltando ainda 13.457 pessoas (5,5%) completarem a imunização. Além disso, 256 pessoas receberam a vacina AstraZeneca como dose de reforço. Do total de 495.415 doses da vacina Coronavac oferecidas à população, 261.711 pessoas receberam a primeira dose e 232.153 a segunda dose, faltando ainda 29.558 pessoas (11,3%) receberem a segunda dose. A terceira dose com a vacina Coronavac foi aplicada em 1.551 pessoas. As 1.297.779 doses da vacina da Pfizer foram aplicadas da seguinte maneira: 630.512 pessoas receberam a primeira dose e 550.956 pessoas receberam a segunda dose, faltando ainda 79.556 pessoas (12,6%) receberem a segunda dose. Adicionalmente, 116.331 pessoas receberam a vacina da Pfizer como dose de reforço.

Logística – Até agora a logística utilizada foi de pontos de vacinação de fácil acesso, distribuídos por toda Belém, contando com parcerias indispensáveis, tanto do ponto de vista institucional, quanto do ponto de vista pessoal. Em relação ao institucional, a Sesma contou com o apoio de infraestrutura e de pessoal na base operacional da rede de frio e nos 15 a 23 pontos, que chegaram ao máximo de 27 pontos com 205 postos de vacinação. Para conseguir atingir a meta estipulada de público vacinado, a Sesma recebeu o suporte de mais de mil pessoas trabalhando direta ou indiretamente desde antes do amanhecer, até o final da noite, muitos de forma voluntária. Esse pessoal inclui colaboradores da própria Sesma, do nível central ao pessoal das unidades de saúde, professores e alunos das mais diferentes universidades e faculdades, públicas e privadas, e de muitos cursos, em especial do curso de enfermagem, além de um contingente significativo de voluntários, que seguem doando o seu dia de serviço para o processo de vacinação pelo Serviço único de Saúde (SUS). Os efetivos de trânsito e de segurança, tanto do estado como do município, também estão atuando para que todo o processo flua com tranquilidade.

Reta final – O município de Belém segue vacinando no formato atual até o dia 12 de novembro, quando encerrará a vacinação nos pontos abertos exclusivamente para a campanha de vacinação anticovid-19. E iniciará a vacinação como rotina na rede de mais de 50 salas de vacina da Secretaria Municipal de Saúde de Belém e seguirá por demanda espontânea. “Nós vamos deixar a estrutura que temos de salas de vacinação nas unidades básicas de saúde funcionando com as vacinas que nós temos hoje no dia a dia. Então, as pessoas vão poder se vacinar. Ainda temos  um quantitativo significativo de pessoas que ainda não se vacinaram com a primeira dose. Nós temos que continuar chamando essas pessoas”,  declarou o diretor de Vigilância à Saúde, Cláudio Salgado.

Fonte: Agência Belém

Por Joyce Assunção

COMPARTILHAR
Mostrar Mais

guaranyjr

Guarany Jr Prof. de Graduação e Pós de Marketing, Jornalismo e Propaganda, Jornalista, Comentarista, Consultor, Administrador, Palestrante - Belém - Pará - Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo