Mercado
Os talentos da comunicação: Vencedores do Prêmio Sebrae de Jornalismo no Pará
A jornalista Maria Cândida, na foto com a jornalista Priscila Castro, conversou com os convidados sobre a reinvenção do jornalista – novos tempos e novas oportunidades.
Foram divulgados na noite dessa quinta-feira (28), os vencedores da etapa estadual da 8ª edição do Prêmio Sebrae de Jornalismo. A cerimônia reuniu profissionais da imprensa e diversos convidados no Restô do Porto, em Belém, e também foi transmitida pelo Youtube do Sebrae no Pará. Na ocasião, a jornalista Maria Cândida conversou com os convidados sobre a reinvenção do jornalista – novos tempos, novas oportunidades.
Celso Freire, da rádio Liberal; Fábia Sepêda e equipe, da TV Liberal; e Andressa de Freitas e equipe, do Diário online foram os ganhadores das categorias áudio, vídeo e texto. Eles receberam troféus, certificados e smartphones.
Concorreram à premiação matérias sobre empreendedorismo e importância dos pequenos negócios para a economia durante a crise sanitária causada pelo novo Coronavírus. Os trabalhos foram inscritos no prêmio foram veiculados/publicados em veículos oficiais do estado – Belém e municípios como Santarém, Parauapebas e Altamira.
Celso Freire venceu pela sexta vez o prêmio no estado com a reportagem de rádio ‘A Deliciosa Fábrica de Bolo de Chocolate’. “Muitos de nossos ouvintes são empreendedores. Quando a gente produz uma reportagem que leva serviço a eles, exercemos um papel importante, e ter o reconhecimento em premiações como essa nos dá mais gás para continuar”, comentou Celso.
Fábia Sepêda reforçou a importância da premiação para reconhecer o trabalho dos profissionais. “Principalmente, nesse momento delicado que vivemos, de uma pandemia, que nos impõe muitos desafios, no dia a dia, para levar informação para quem precisa. E o empreendedor precisa muito desse apoio que damos por meio da nossa atividade”, destacou a jornalista, que liderou a equipe da TV Liberal, que venceu com a reportagem de TV ‘Vendas no Ver-O-Peso – Sebrae capacita feirantes e cria aplicativo para vendas online’.
“Ter o reconhecimento de uma instituição tão importante e séria como o Sebrae é a valorização do nosso trabalho, nos lembrando o papel que temos na sociedade”, comentou Kleberson Santos, integrante da equipe do Diário Online, vencedora com o trabalho ‘Transformação digital: outras formas de comunicar’.
“O trabalho do jornalista paraense dá voz aos empreendedores do estado, ajudando a fortalecer os pequenos negócios por meio de cada reportagem que produz, por exemplo. Por isso, a premiação é apenas um dos reconhecimentos que podemos prestar a essa categoria tão importante”, ressaltou o diretor-superintendente do Sebrae no Pará, Rubens Magno.
Os trabalhos foram avaliados por uma comissão julgadora composta por jornalistas renomadas de Belém – Ana Prado (professora da Universidade Federal do Pará), Aline Brelaz (Coordenadoria de Comunicação da Prefeitura de Belém), Arcângela Sena (Coordenadora do Curso de Comunicação da Estácio), Regina Alves (jornalista e professora aposentada da UFPA) e Andréa Cunha (Assessora de Comunicação da Secretaria Municipal de Saneamento).
O Prêmio Sebrae de Jornalismo é organizado em quatro categorias nos estados: texto, vídeo, áudio e foto. O Sebrae Nacional irá premiar mais duas categorias: de jornalista revelação – que é o profissional de até 25 anos – e uma matéria considerada a melhor pela comissão julgadora nacional. No Pará, não houve vencedores na categoria voltada à fotografia.
Os vencedores da etapa estadual concorrem na fase regional e seus ganhadores passam para a fase nacional, cujo resultado deve ser divulgado em janeiro de 2022, e os prêmios serão o troféu, o certificado, um notebook e um aparelho celular de última geração.
Na cerimônia de premiação da etapa paraense, também foram entregues certificados para os segundos e terceiros colocados das categorias, para os finalistas da etapa estadual da premiação e para a comissão julgadora.
Vencedores na Categoria Texto – Foto: Uchoa Silva
1º Lugar :
Reportagem: ‘Transformação digital: outras formas de comunicar’
Veículo: DOL – Diário Online
Representante do trabalho: Andressa de Freitas Ferreira
Equipe do trabalho: Kleberson Augusto Pantoja dos Santos e Emerson Coelho
2º Lugar:
Reportagem: ‘A força do empreendedorismo feminino’
Veículo: Diário do Pará
Representante do trabalho: Cintia Magno.
Equipe do trabalho: Cláudia Aragão, Mauro Ângelo, Celso Rodrigues e Jonas Borges.
3º Lugar: ‘Sim, nós temos inovação’
Veículo: Diário do Pará
Representante do trabalho: Cintia Magno
Equipe do trabalho: Fábio Nóvoa e Jonas Borges
Categoria Áudio
1º lugar:
Reportagem: ‘A Deliciosa Fábrica de Bolo de Chocolate’
Veículo: Rádio Liberal
Representante: Celso Freire
2º lugar:
Reportagem: ‘O Feirante com CNPJ’
Veículo: Rádio Liberal
Representante do trabalho: Celso Freire
Equipe do trabalho: Wellyda Farias
3º lugar:
Reportagem: ’Energia solar cresce 286% no Pará e fortalece o empreendedorismo no mercado local’
Veículo: Rádio Clube do Pará
Representante do trabalho: Wellington Rafael Santos da Rocha
Categoria Vídeo
1º Lugar:
Reportagem: ‘Vendas no Ver-O-Peso – Sebrae capacita feirantes e cria aplicativo para vendas online’
Veículo: TV Liberal
Representante do trabalho: Fábia Maria Sepêda Brabo
Rubens Magno diretor-superintende do Sebrae no Pará com jurados e equipe Sebrae no Pará foto: Uchoa Silva
Fonte: Assessoria de Comunicação do Sebrae no Pará