Governo vai realizar três mil mamografias até dezembro considerando o Outubro Rosa
Patrícia Martins, coordenadora de Oncologia da Sespa, lembra que as ações começaram nos primeiros dias de outubro, com palestras, lives e orientações a profissionais das diversas unidades estaduais de saúde.
“Essa atuação começou nos bairros atendidos pelo programa Territórios pela Paz (TerPaz), durante os finais de semana, com encaminhamentos para realização de mamografia e consulta com mastologista. Essas mil mamografias foram realizadas só na região metropolitana de Belém, estamos estimulando todos os hospitais regionais a aumentar cotas de mamografia e de consultas especializadas”, detalha, afirmando ainda que só a Policlínica Metropolitana realizou mais de 300 consultas durante todo o mês. Estão sendo distribuídas agulhas de biópsia em 40 centros de diagnóstico do câncer de colo de útero e mama em todo o Estado.
Outros locais de referência incluem o Hospital Regional Abelardo Santos, a Fundação Santa Casa do Pará, e os hospitais Barros Barreto e Ophir Loyola.
“É importantes que as mulheres possam ter esse acesso, então estamos fortalecendo a rede. O Abelardo e Policlínica, por exemplo, ofertam 600 mamografias por mês cada, e o objetivo é que todas essas vagas realmente possam ser preenchidas”, destaca Patrícia.
Leia mais
Seduc orienta sobre prevenção ao câncer de mama comunidades de 22 escolas
Polícia Civil promove ação de incentivo à prevenção do câncer de mama e próstata
Ação do Outubro Rosa da Seaster incentiva a alimentação saudável e cuidados com a saúde