Detran abre oito mil vagas para exames práticos para moradores de Belém e Região Metropolitana
O mutirão de exames práticos busca reduzir a demanda reprimida imposta pela pandemia de Covid-19. Em meio a essas imposições, a solução encontrada pelo Detran foi organizar mutirões, mantendo todas as medidas de segurança e atendendo em diferentes localidades. A ação dá continuidade ao mutirão de exames teóricos, que ocorreu na última semana de julho e primeira semana de agosto, também em Ananindeua, o qual foi um sucesso, tendo ultrapassado a meta de atendimentos divulgada.
O exame prático é composto de três etapas: a primeira é fazer a baliza (estacionar), sendo que o candidato tem 5 minutos para concluir a tarefa, em até três tentativas. Na segunda etapa, o candidato precisa realizar o percurso indicado pelo instrutor do órgão. Por fim, a terceira fase é retornar com o veículo até a área de exames e parar o veículo no local adequado.
De acordo com o Detran, um instrutor do órgão acompanha e avalia o candidato durante toda a execução das etapas, e que o candidato não pode ultrapassar três pontos ao cometer falhas. No dia do exame, o usuário precisa ter em mãos um documento com foto (original) e o comprovante impresso do agendamento. Em caso de reteste, também é necessário levar o boleto pago.