Debate sobre a Amazônia: Edmilson Rodrigues recebe comitiva internacional
Debater a Amazônia, desde as mudanças climáticas, e pensar a concretização do X Fórum Pan-Amazônico (FOSPA) em Belém foram os temas discutidos no encontro entre o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, e uma comitiva do grupo Internacional Progressista (IP). O encontro ocorreu na tarde desta sexta-feira, 20, no Solar da Beira. A coordenação de Relações Internacionais da prefeitura de Belém ajudou nessa organização e também participou ativamente da atividade.
O encontro foi em formato de roda de conversa e iniciou com o prefeito Edmilson Rodrigues, explicando como é governar uma cidade da região amazônica. “A experiência de governo com baixa capacidade de investimento, em uma cidade amazônica, que é alvo de grandes interesses de vários grupos econômicos, exige um participação popular”, comentou. Foto: Marcos Barbosa/ Agência Belém
Um dos principais assuntos debatidos foi sobre a realização, em Belém, do X Fórum Social Pan-Amazônico, no mês de julho de 2022. O evento vai reunir mais de nove países da região, para discutir temas que envolvem a Amazônia e as populações nativas, urbanas e rurais, os trabalhadores que habitam essa região e os que escolheram viver nesse território, pois há vários fluxos migratórios na história da formação dos povos amazônicos.
Um dos coordenadores da Internacional Progressista, David Adler, perguntou ao prefeito Edmilson Rodrigues sobre o que o Fórum pode trazer de contribuição para Belém e ao estado do Pará. Segundo o gestor municipal, o Fórum será um local de falas e de solidariedade.
“Nós pretendemos que os noves países da Amazônia Internacional estejam representados. Os amazônidas têm o direito de falar sobre o seu futuro, mas queremos muito a solidariedade também de quem não é da região. Todos serão bem-vindos. Trata-se de um projeto civilizacional”, explicou o prefeito. “Em outubro, teremos um evento prévio do Fórum. Vamos realizar o Encontro dos Saberes Amazônicos, que vai envolver produtores das formas tradicionais do conhecimento e povos originários, que, juntos, podem, grandemente, contribuir com esse debate sobre a floresta, e como isso se conecta com um projeto de desenvolvimento urbano”, explicou Edmilson Rodrigues.
Ações – O prefeito destacou algumas ações desenvolvidas pela Prefeitura de Belém, cujo temas são referentes à política do grupo Internacional Progressista.
Entre as ações destacadas estão o programa social Bora Belém, que já atende, hoje, com benefício de renda, cerca de sete mil famílias em extrema vulnerabilidade social; e o programa de participação social Tá Selado, que já contou com a participação de mais de 25 mil pessoas. O gestor municipal ainda destacou uma política de governo, que é de extrema importância para uma cidade da Amazônia: a arborização.
“Mês que vem será um marco na história da cidade, com o Setembro Verde. Estamos há oito meses produzindo mudas para esse plantio em setembro. Belém impõe um desafio, que é realizar o plantio de 480 mil mudas”, disse o prefeito Edmilson Rodrigues. Ele informou também que nesse plano para uma cidade da Amazônia sustentável, ecologicamente equilibrada e democrática, e que precisa respeitar os povos, manter a floresta em pé é uma necessidade. “É tão importante quanto proteger e dar condições de vida digna àqueles que aqui vivem”.
Para Matt Kikkergard, um dos coordenadores do IP, é de extrema urgência focar na Amazônia atualmente. “Foi um encontro super produtivo. É uma emergência atuar na região amazônica pelo processo histórico, que tem relação com a desapropriação das terras indígenas. Todos os estudos científicos falam que a Amazônia é um ponto de inflexão. Belém é a ponte entre a processo da Amazônia e o mercado internacional”, comentou.
Grupo Internacional Progressista – Criada por inspiração do senador Bernie Sanders, que disputou a indicação do Partido Democrata para candidato a presidente dos EUA, nas últimas eleições, a Internacional Progressista (IP) é uma articulação de partidos e movimentos sociais do mundo inteiro em defesa de um futuro justo, sustentável e igualitário para a humanidade.
Entres os membros que vieram a Belém, estão deputados estaduais da cidade de Dakota do Sul, nos Estados Unidos, que são representantes de povos indígenas americanos, jornalistas, além de ativistas colombianos.
Fonte: Agência Belém