Coleção Paraoara reflete a riqueza do Pará e o orgulho de ser paraense
As empresárias Alethea Rodrigues e Lorena Alves convidaram o renomado designer de joias Hector Albetazzi para dar vida a um sonho das duas: uma coleção exclusiva e que conseguisse traduzir a essência da cultura paraense em peças modernas, elegantes e com a cara do nosso estado. Foto: Agência Eden
Assim nasceu a coleção Paraoara, formada por três famílias de joias: Marajoara, Muiraquitã e Círio de Fé. A capsula “Orgulho de Ser Paraense”, também integra a coleção com duas peças que reúnem elementos de todas as famílias. Todos as peças foram pensadas para traduzir nossas principais riquezas: a nossa cultura, a nossa história e o nosso povo.
Na Marajoara, o designer traduz os traços da sofisticada cerâmica, originária dos povos ancestrais da Ilha do Marajó, em triângulos perfeitos cravejados de pequenos cristais svarovisky, inspirados nas gregas marajoaras, como são conhecidos o traçado presente na cerâmica datada do período pré-colonial (de 400 a 1.400 d.C).
Na Muiraquitã, a cultura tapajônica se faz presente através do elemento que significa boa sorte, fertilidade e saúde: o muiraquitã. O sapo, originalmente esculpido em pedra de cor verde, aparece em sinuosos contornos que remetem às pequenas esculturas feitas pelas mulheres indígenas da região oeste do Pará. As peças em banho de ouro vintage possibilitam diversas combinações entre si, e carregam simbolismo e encanto em cada peça desenvolvida pelo joalheiro.
As criações de Hector Albetazzi são marcantes e elas surpreendem ainda mais na família Círio de Fé, que homenageia a o Círio de Nazaré. A corda dos promesseiros é representada nos cordões e pulseiras que trazem a imagem de Nossa Senhora de Nazaré estilizada, em pedra rubi indiano e em mantos de chita, tecido presente nas vestimentas de carimbó. Hora esmaltadas, hora incrustradas de cristais svarovisky, as peças se sobressaem pelos detalhes e símbolos que remetem ao natal dos paraenses.
Por fim, a capsula “Orgulho de Ser Paraense”, que é composta por um colar e uma pulseira, reúne os ícones das três famílias da coleção e ainda traz a figura do barquinho “pô pô pô”, embarcação tradicional da nossa região; a folha do cacau, fruto que é transformado em chocolates nobres; e gotas de pedra zircônia que representa a tradicional chuva da tarde. A bandeira do Pará figura como peça central, ladeada pelos outros símbolos, tudo entrelaçado em correntes que são uma marca das peças do joalheiro argentino Hector Albetazzi.
A Coleção Paraoara é uma exclusividade Le Joie e será apresentada durante um coquetel, dia 1º de setembro, no Armazém do Tempo, no Mangal das Garças.
Por Ana Paula Sampaio
Foto: Divulgação