Ter paz entrega cadeiras de rodas e equipamentos
A ação realizada em parceria da Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac) e a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), retoma o serviço neste mês de agosto. “Nós estamos nos programando para que toda sexta-feira possamos retornar para entregar, em dois territórios, essas cadeiras de rodas, muleta, carrinho de banho, para dar acessibilidade e uma nova vida para essas pessoas que estão cadastradas no TerPaz”, contou Alessandra Amaral, coordenadora da Sespa no TerPaz.
Famílias dos sete bairros do TerPaz vêm sendo beneficiadas com equipamentos necessários às Pessoas com Deficiência (PCDs)
Foto: Rodrigo Pinheiro / Ag. Pará
Durante a ação, a coordenadora estadual de Pessoas com Deficiência da Sespa, Iracy Tupinambá, apresentou aos moradores os equipamentos e explicou o funcionamento de cada cadeira.
A dona de casa, Helaine Pamplona, foi uma das beneficiadas. Ela estava com o filho Davi Medeiros, de 4 anos, aguardando para receber uma cadeira de rodas infantil. “Essa será a primeira cadeira de rodas dele, eu não tinha condições de comprar uma, então chegou em um bom momento, a rotina com ele no colo era muito difícil, agora vai melhorar bastante”, contou Helaine.
Segundo dados da Sespa, de abril a julho de 2021, já foram entregues 337 cadeiras de rodas nos sete bairros (Jurunas, Terra Firme, Guamá, Cabanagem, Benguí, Icuí-Guajará e Marituba) atendidos pelo programa Territórios pela Paz, que abrange os municípios de Belém, Ananindeua e Marituba.
Cadastro
A entrega das cadeiras contempla um dos serviços garantidos pelo TerPaz, por meio do projeto Ter Saúde da Sespa. Para se cadastrar basta ir nessas ações de saúde que são realizadas aos finais de semana. Os locais são divulgados nas redes sociais da Seac.
O Ter Saúde ainda oferece consultas ginecológicas, pediátricas e com clínico geral; aferição de pressão arterial; teste de glicemia e encaminhamento para consultas e exames especializados, por meio da Central de Regulação da Sespa, nos Territórios atendidos pelo TerPaz.
Fonte: Agência Pará