Cultura

Suellen Miranda coordenadora de nutrição da Faci orienta sobre : Bolos, canjicas, pipocas, dentre outras no mês que está terminando

 
 As celebrações de junho, que estão quase encerrando, são marcadas por refeições como bolos, salgados e outras. Os exageros, no entanto, podem custar caro para a saúde de qualquer pessoa. 
“Quem quer manter a saúde sem exagerar nos doces e salgados, pode substituir ingredientes para continuar comendo e aproveitando os pratos de São João. Uma opção, por exemplo, é substituir os alimentos processados por ingredientes frescos”, explica a coordenadora do curso de Nutrição da Faci, Suellen Miranda. “Substituir o açúcar tradicional por outros tipos como demerara ou mascavo, ou até mesmo por mel, podem ser decisões ótimas na hora de cozinhar.”
De acordo com pesquisa realizada pela Fiocruz na pandemia, houve um aumento considerável de 4 e 6% no consumo de chocolates e doces por adolescentes e adultos. Tais dados, unidos à situação de pandemia e ao isolamento social, podem ser fatores que corroboram para o aumento do sedentarismo e melancolismo dos cidadãos. 
Segundo a professora, o açúcar comum, industrializado, passa por processos químicos que tiram as substâncias benéficas para o organismo. Estes elementos, em grande quantidade, podem contribuir para o aumento glicêmico e que, consequentemente, podem evoluir para doenças como colesterol alto, pressão alta, gordura no fígado e diabetes. 
Por outro lado, no contexto de Junho, as festividades também são caracterizadas pelo uso de milho e amendoim, cereal e leguminosa oleaginosa rica em vitaminas e baixo teor calórico. Pamonhas, pipocas, milhos cozidos e paçocas são boas opções para consumo, desde que também sejam ingeridos com moderação. 
“As pessoas devem compreender que o segredo para comer sem restrições é manter o equilíbrio e uma dieta sem exageros. Comer até se sentir mal também não é a solução. Claro, no contexto pandêmico, é normal ficar mais preguiçoso e ter desejo de comer mais. Mas optar por atividades físicas pode ser uma boa saída para manter o corpo mais ativo, comer sem culpa e aproveitar as festividades juninas em casa”, finaliza.
Fonte – Agência Eko
Por Giulia Moreira
Fotos – Divulgação Eko e Faculdade Faci
 
COMPARTILHAR
Mostrar Mais

guaranyjr

Guarany Jr Prof. de Graduação e Pós de Marketing, Jornalismo e Propaganda, Jornalista, Comentarista, Consultor, Administrador, Palestrante - Belém - Pará - Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo