Em parceria com a Seduc, Projeto Santa Casa nas Escolas é adaptado para versão online
Com o objetivo de difundir conhecimento em Saúde a estudantes da rede pública do Pará, o Projeto Santa Casa nas Escolas, parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), lançado em formato presencial em 2019, foi oficializado para a versão online, em cerimônia nesta quinta-feira (27), no auditório da Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará (FSCMP), em Belém.
A ação, coordenada pela Diretoria de Ensino Pesquisa e Extensão (Depe) da Fundação Santa Casa do Pará (FSCMP) e pelo Programa de Mestrado da instituição, leva às escolas temas sobre primeiros-socorros, atenção básica e demais tópicos que refletem em cuidados no dia a dia de crianças, adolescentes e das famílias, em geral, tornando-se mais um trabalho preventivo do Governo do Estado no contexto da pandemia da covid-19.
As equipes conversam com as comunidades escolares sobre alimentação e atividade física e doenças importantes, como hipertensão e diabetes, e, claro, a infecção pelo novo coronavírus, também é abordada de modo acessível.
A principal ferramenta dessa nova plataforma virtual são vídeos instrutivos, de curta duração, legendados e com tradução simultânea em libras, para exibição direta nas salas de aula em diversos municípios.
“A parceria entre Santa Casa e Seduc se fortalece ainda mais com a proposição do projeto. Os vídeos educativos contribuem para que as escolas possam orientar alunos e servidores quanto à prevenção do novo coronavírus”, afirmou a professora doutora, Creusa dos Santos, vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação da Santa Casa.
“É um projeto extramuro. Muitas das vezes o conhecimento da saúde fica apenas no local de sua origem, que é o Hospital. E a gente aqui consegue levar isso para a comunidade, para a sociedade de uma maneira geral”, ressaltou a médica, Lena Alencar, diretora da Depe.
A médica pontuou que a meta é, gradualmente, alcançar toda a rede pública. “Queremos contemplar todas as escolas e todo o alunado do Estado”, disse a doutora Lena Alencar.
Em consonância com a definição de “Educação em Saúde” da Organização Mundial de Saúde (OMS), que estabelece “Educação em Saúde” como a combinação coletiva de indivíduo e comunidade, alunos dos programas de Residências Médica e Multiprofissional e do Mestrado em Gestão e Saúde na Amazônia, na Santa Casa, participarão do Projeto no âmbito didático-científico e em sua área de atuação.
Segundo a secretária de Educação do Pará, Elieth de Fátima Braga, o Santa Casa nas Escolas é fundamental para a rede estadual de ensino porque significa “prevenção”. “É um momento importantíssimo e muito feliz porque nós aproveitamos a capilaridade e a estrutura da Seduc para tratar de saúde pública e proporcionar orientação, saúde e informação a nossos alunos. Vamos caminhar e construir cada vez mais esta parceria”.
Os vídeos estão sendo disponibilizados diretamente às escolas da rede estadual, mas também serão postados nas redes sociais oficiais da Fundação Santa Casa (Instagram e Facebook), para que mais pessoas tenham a oportunidade de obter o conhecimento trabalhado.
Texto: Samuel Mota / Aline Miranda, com informações da Ascom / SEDUC.
Por Samuel Mota (Santa Casa)
Fonte – Agência Pará
Foto – Divulgação Ascom/Seduc e Ascom/Santa Casa