Mercado
Sebrae no Pará avança para iniciar o segundo ciclo do Programa Cidade Empreendedora no Estado
Nos últimos dias, a equipe do Sebrae no Pará percorreu os municípios de Tomé-Açu, São Miguel do Guamá, Castanhal e Barcarena para fechar as articulações que darão início ao segundo ciclo do Programa Cidade Empreendedora no Estado.
O primeiro ciclo, que durou 12 meses, de 2019 até 2020, contou com 32 soluções e ocorreu em seis cidades: Canaã dos Carajás, Juruti, Moju, Paragominas, Parauapebas e Santa Izabel do Pará.
No segundo ciclo, o desafio é de 18 meses de atuação para acelerar o desenvolvimento econômico em dez municípios, com foco na melhoria de negócios. Serão 38 soluções e o Sebrae entrará com 60% de subsídio, mais mil horas de consultorias, além de uma equipe com mais de dez consultores totalmente disponíveis.
Segundo o gerente da Unidade de Desenvolvimento Territorial e Políticas Públicas do Sebrae no Pará, Bruno Bilby, as cidades de Breves, Paragominas, Dom Eliseu, Abaetetuba, Ulianópolis, São Miguel do Guamá, Benevides e Barcarena já assinaram o Termo de Adesão. “A partir do dia 2 de junho, já vamos assinar o contrato em Breves, no Marajó, dando início nas ações”, informou.
“Nós estamos em constate articulação com as prefeituras, apresentando o sucesso já alcançados e como vamos avançar, cada vez mais, para seguir implantando o Programa de forma adaptada, de acordo com o perfil, vocação e interesse de cada localidade”, reforçou o diretor-superintendente do Sebrae no Pará, Rubens Magno.
A iniciativa une gestão pública a ações de incentivo ao empreendedorismo e desenvolvimento local, como simplificação e desburocratização da abertura e gestão de pequenos negócios, inclusão de empresas locais em compras públicas, ações de acesso a mercado e a crédito, inserção do empreendedorismo na educação básica municipal, entre várias outras ações.
Fonte – Assessoria de Comunicação Institucional do Sebrae no Pará.