Guaranews

A UNAMA e as inovações: A Reitora, professora Betânia Fidalgo Arroyo, é a entrevistada deste domingo

Neste domingo, 16 de maio, o Portal Guarany Júnior, entrevista a professora Betânia Fidalgo Arroyo, Reitora da UNAMA.

Leia, na íntegra, o que diz a Reitora da Universidade da Amazônia.

1. Qual a importância da participação da UNAMA como posto de vacinação contra o Covid-19?

R – Considerando que a vacinação é um ato coletivo contra a Covid-19 ao trazer a esperança para o mundo como um todo por meio da imunização, a Universidade da Amazônia, cumpre seu papel social enquanto instituição que tem como missão produzir, disseminar e socializar o conhecimento nos diversos campos do saber, formando profissionais e seres humanos empreendedores e inovadores, preparando-os para o mundo global do trabalho presente e futuro. A Universidade empenha-se na causa como promotora de ação de humanização em conjunto com os atores institucionais – Reitora, Direção, Docentes e Discentes, num intenso processo de colaboração coletiva junto à sociedade para prevenir e proteger vidas contra as variantes da doença. A participação da UNAMA ocorre a partir da parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Belém e Ananindeua, em que são disponibilizados espaços dotados de infraestrutura e profissionais, docentes e discentes do Curso de Enfermagem, que estão à frente da Campanha. Há também o envolvimento de outros cursos da área da saúde, com os cursos de Psicologia, Nutrição, Fisioterapia e Fonoaudiologia.

 

2.A UNAMA vem dando apoio aos pacientes pós-covid. Como funciona esta ação?

R – Por meio da oferta de serviços de tratamento à saúde de pacientes com sequelas pós-covid, a UNAMA apoia esse público com a disponibilização de ações e serviços via Clínicas-Escolas de Fisioterapia, Psicologia, Estética e Cosmética, Nutrição. A Universidade abre vagas para o apoio multiprofissional às vítimas adoecidas – diretamente ou indiretamente – pelo novo corona vírus. São atendimentos, abertos à comunidade, voltados para a fisioterapia respiratória, escuta psicológica, terapia capilar, nutrição clínica e tratamento da voz pós-covid. O atendimento pode ser presencial e remoto, dependendo do caso. Todas as sessões, sejam on-line ou presencial, são de baixo custo e necessitam de avaliação prévia para entender cada caso.

A Clínica de Fisioterapia (Fisioclinica) destina suas vagas às crianças, adultos e idosos vítimas da Covid-19, que estejam com sequelas respiratórias. Cada atendimento tem duração de 40 a 50 minutos, a depender da avaliação terapêutica. O tempo médio de um programa de reabilitação pode variar de três a seis meses, respeitando todas as normas sanitárias contra o novo coronavírus. No dia da avaliação, os interessados precisam apresentar os exames complementares como tomografia computadorizadas ou encaminhamento médicos realizados durante o tratamento da doença. A Fisioclínica da UNAMA funciona na avenida Alcindo Cacela, 359, ao lado do prédio sede da universidade. Os agendamentos devem ser feitos pelo telefone 4009-3069, nos horários de 8h às 11h e das 13h às 19h.

Os serviço da Clínica de Psicologia (CLIPSI) são direcionados às vítimas acima dos 18 anos, que estejam em sofrimento psíquico em decorrência da pandemia da covid-19; em luto por perdas de entes queridos e profissionais de saúde que estejam na linha de frente no atendimento de pessoas adoecidas pelo novo corona vírus. Os interessados podem optar pelo serviço na modalidade presencial, no turno da manhã e virtual, com o atendimento nos três turnos. Cada sessão dura em torno de 50 minutos.  Para o atendimento virtual, é necessário enviar uma solicitação para o e-mail: [email protected], com nome e contato do paciente. Aos atendimentos presenciais, é preciso agendar por meio do número 4009-3012. Quem preferir, pode agendar presencialmente na Clínica de Psicologia da UNAMA. A unidade fica no Campus Alcindo Cacela, no 1º andar do bloco F. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, de 8h às 18h.  

As vagas da Clínica de Nutrição são limitadas e direcionadas aos atendimentos, exclusivamente on-line, para pessoas com comorbidades e sequelas pós-covid. O paciente é avaliado e recebe orientação conforme necessidade, respeitando a individualidade de cada paciente. Todos são acompanhados por um estagiário, com suporte do preceptor/tutor. A Clínica de Nutrição da UNAMA fica no Campus Alcindo Cacela, no 1º andar do bloco F. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8 às 18h. Para o suporte nutricional é preciso agendar o atendimento por meio do número 4009-3012.

A Clínica de Estética e Cosmética abriu vagas, limitadas, para o tratamento capilar pós-covid. Os tratamentos são individualizados e executados após avaliação. Os principais sintomas são: a queda de cabelo, estresse emocional, estresse oxidativo da pele entre outros. Todos os pacientes serão acompanhados de um preceptor/tutor juntamente com estagiário. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8 às 18h. Os interessados podem agendar o atendimento por meio do número 4009-3012.

 

  Professora Betânia Fidalgo Arroyo fala de desafios e inovações da UNAMA

3.Quantos cursos de graduação a UNAMA disponibiliza em nossa capital?

R –  Em Belém a UNAMA disponibiliza ao todo 47 cursos de graduação nas áreas das ciências exatas, ciências humanas, ciências da saúde e ciências jurídica, são eles: Administração; Análise e Desenvolvimento de Sistemas; Arquitetura e Urbanismo; Artes Visuais e Tecnologia de Imagem; Biomedicina; Ciência da Computação; Ciências Biológicas – Licenciatura; Ciências Contábeis; Ciências Sociais; Design de Interiores; Design Gráfico; Direito; Educação Física – Licenciatura; Enfermagem; Engenharia Ambiental; Engenharia Civil; Engenharia de Produção; Engenharia Elétrica; Engenharia Mecânica; Engenharia Sanitária e Ambiental; Estética e Cosméticos; Farmácia; Filmmaker; Fisioterapia; Fonoaudiologia; Game Design; Gastronomia; Geografia; Geologia; Gestão Ambiental; História – Licenciatura; Jornalismo; Letras – Espanhol; Letras – Inglês; Letras – Português; Marketing; Matemática; Medicina Veterinária; Moda; Nutrição; Odontologia; Pedagogia; Psicologia; Publicidade e Propaganda; Relações Internacionais; Serviço Social e Terapia Ocupacional.

 

4.As aulas remotas estão ocorrendo em todos os níveis? Graduação, Pós-Graduação, Mestrado e Doutorado?

R – Todos os alunos dos níveis de ensino da UNAMA – Graduação, Pós-Graduação, Mestrado e Doutorado, estão com aulas remotas em tempos de pandemia do Covid-19.

 

5.Como a UNAMA avalia a resposta dos professores às aulas remotas?

 R -Não podemos deixar de destacar que as aulas remotas exigem dedicação e adaptação por parte do corpo docente, diante disso, os professores têm nos dados respostas bastante positivas quanto a realização de aulas nessa modalidade. A dedicação do corpo docente tem contribuído cada vez mais para que as aulas sejam inovadoras a partir da utilização de ferramentas interativas que permitem o contato real com o aluno. É um processo de adaptação que possibilitou grande interação e interconexão com a transmissão de conhecimento via mundo digital.

 

6.Como é a relação coordenadores, professores e alunos(as) em aulas remotas?

R –  O Coordenador tem um papel fundamental de acompanhar todo o processo de ensino remoto por meio da solicitação aos docentes e discentes de um feedback diário com perguntas especificas disponibilizadas via forms sobre o andamento das aulas, seja no que refere a metodologia de ensino, acesso ou questões relativas a própria interação docentes/discentes. Essa relação diária tem potencializado o processo de ensino aprendizagem dos alunos da UNAMA como um meio concreto de estreitar relações entre os sujeitos da educação na era digital.

 

7.Como a UNAMA avalia o nível de assimilação, por parte das alunas e alunos, no sistema remoto?

R -A partir do novo modelo de educação digital em tempos de pandemia, a assimilação da aprendizagem do aluno é cada vez mais dinâmica, pois a UNAMA tem inovado o sistema remoto com projetos que possibilitam interação virtual e real, como o projeto Ubíqua, que conecta alunos e professores em toda a parte e em todo o lugar, facilitando o nível de assimilação em todas as áreas do conhecimento.

 

8.A Universidade da Amazônia tem desenvolvido muitas ações de responsabilidade social. Após a pandemia essas ações vão continuar?

R –   Não temos dúvida em dizer que iremos continuar com todas as ações já iniciadas durante esse momento tão tenso que o mundo vive, sabemos que muitos ainda ficaram com diversas mazela provocadas pela Covid e irão precisar de serviços especializados. Nossa intenção não é somente de continuação das ações, mas também de inovar com ofertando outros serviços que contemplem nossa sociedade e de acordo com as demandas. Com esse processo a UNAMA poderá todos os dias cumprir seu papel de responsabilidade social.

 

9.Qual sua mensagem aos alunos da UNAMA e ao público paraense?

 R –  Neste século disruptivo, em que as continuas transformações em todos os âmbitos da sociedade são reais e trazem rebatimentos para todos os seus setores, a educação tem a missão de colocar na sociedade profissionais que possam dar respostas ativas e condizentes com o momento atual. Nesse contexto, a UNAMA enquanto formadora de profissionais de todas as áreas do conhecimento tem o papel de imprimir na sociedade a sua marca, que é ofertar profissionais de qualidade e excelência.    

COMPARTILHAR

guaranyjr

Guarany Jr Prof. de Graduação e Pós de Marketing, Jornalismo e Propaganda, Jornalista, Comentarista, Consultor, Administrador, Palestrante - Belém - Pará - Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo