Aluno do Projeto Vale Música Belém estará no palco virtual da OSB
Gravado de forma remota, vídeo será publicado ,hoje, 14 de maio nas redes sociais da Orquestra Sinfônica Brasileira, seguido de live com os músicos participantes
“Simplesmente a realização de um sonho!” Esse é o sentimento do aluno de violino do projeto Vale Música Belém, Fábio Santos, de 24 anos. Ele vai dividir o palco virtual da Série “Duos Sinfônicos”, com o músico Márcio Costa, da Orquestra Sinfônica Brasileira, apresentando a canção “Carinhoso”, composição de Pixinguinha e João de Barro, com arranjo de Ana Azevedo.
O vídeo que será exibido na hoje, 14 de maio, às 18h30, nas páginas da orquestra no Instagram, Facebook e YouTube, encerra a série especial da OSB. Logo após, o público pode acompanhar uma live com os músicos participantes.
Fábio Santos, aluno do Vale Música Belém, vai dividir o palco virtual da Série “Duos Sinfônicos”, com o músico Márcio Costa, da Orquestra Sinfônica Brasileira, apresentando a canção “Carinhoso”
Aluno do Vale Música Belém há 17 anos, Fábio conta que alcançou bastante experiência a partir do Programa Vale Música. “Já vivenciei algumas experiências musicais no Brasil e em alguns países graças ao projeto. E uma dessas oportunidades foi justamente essa parceria com a OSB, que há anos era um sonho para mim. Hoje graças ao Vale Música, posso interagir com outros músicos, amigos de outros projetos e com os membros de grandes orquestras como a OSB”, comemora.
“Duos Sinfônicos”
A série da OSB envolveu vídeos musicais gravados de forma remota e disponibilizados nas redes sociais da orquestra. Iniciada em abril, a “Duos Sinfônicos” contou com a interpretação de diversos clássicos da música erudita e popular por integrantes da Orquestra Sinfônica Brasileira e alunos dos núcleos do Projeto Vale Música.
A ação faz parte do Programa Vale Música, rede colaborativa de ensino e aprendizagem é uma iniciativa do Instituto Cultural Vale, que cria oportunidades para estudantes participarem de formações musicais nos estados do Pará, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo e Minas Gerais, além de estimular troca de experiências com as maiores orquestras do país. Ao todo, a rede envolve mais de 240 profissionais e mais de mil estudantes. São parceiras do Programa, a Orquestra Sinfônica Brasileira, a Orquestra Ouro Preto, a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, a Nova Orquestra e a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, patrocinadas pelo Instituto Cultural Vale por meio da Lei de Incentivo à Cultura.
A programação da Série Duos Sinfônicos está sendo totalmente executada de forma remota pelos integrantes da Orquestra Sinfônica Brasileira, em consonância com os protocolos de prevenção à Covid-19. Todos os vídeos foram gravados pelos músicos em suas respectivas casas, com o material passando em seguida por um processo de edição.
Programe-se:
OSB e Programa Vale Música apresentam Série Duos Sinfônicos
Tema: “Carinhoso”
Com o músico da OSB Márcio Costa (Clarineta) e Fábio Santos (aluno de violino do Vale Música Belém)
Data: 14 de maio, às 18h30
Onde assistir: nas páginas da OSB no Instagram (@osbrasileira), Facebook (facebook.com/
Após a exibição do vídeo será realizada uma live com os músicos participantes.
Vídeos disponibilizados:
– Michel Bessler (violino) e Emilia Valova (violoncelo) – “Jesus Alegria dos Homens”, de Johann Sebastian Bach, com arranjo de Eduardo Pereira;
– Tiago Meira (flauta) e David Chew (violoncelo) – “Ave Maria”, de Charles Gounod;
– Clovis Pereira Filho (violino) e Nikolay Sapoundjiev (violino) – “Duo Der Vogelfänger”, de Mozart;
– Simon Béchemin (fagote) e Erika Ribeiro (piano) – “Peça para fagote e piano”, de Gabriel Fauré;
– Paulo Guimarães (flauta) e Felipe Destefano (fagote) – “Rosa”, de Pixinguinha;
– Renato Axelrud (flauta) e Mauro Rufino (violino) – “Rainha da Noite”, de Mozart;
– Jorge Postel (oboé) e Rodrigo Foti (perxcussão) – “Rêverie”, de Claude Debussy;
– Raphael Paixão (trombone) e Lisiane de los Santos (violoncelo) – “Menina dos cabelos encaracolados”, de Claude Debussy;
– Marcio Costa (clarinete) e Thiago Tavares (clarone) – “Seu Lourenço no vinho”, de Pixinguinha e Benedito Lacerda;
– Paulo Andrade (fagote) e Melissa Lazo (aluna de violino do Instituto Moinho Cultural-MS) – “Ária”, de Johann Sebastian Bach, com arranjo de Ana Azevedo;
– Paulo Andrade (fagote) e Melissa Lazo (aluna de violino do Instituto Moinho Cultural-MS) – “Ária”, de Johann Sebastian Bach, com arranjo de Ana Azevedo.
Realização: Ministério do Turismo e Instituto Cultural Vale
Sobre a Orquestra Sinfônica Brasileira
Fundada em 1940, a Orquestra Sinfônica Brasileira é reconhecida como um dos conjuntos sinfônicos mais importantes do país. Em seus 80 anos de trajetória ininterrupta, a OSB já realizou mais de cinco mil concertos e é reconhecida pelo pioneirismo de suas ações, tendo sido a primeira orquestra a realizar turnês pelo Brasil e exterior, apresentações ao ar livre e projetos de formação de plateia. Composta atualmente por mais de 70 músicos brasileiros e estrangeiros, a OSB contempla uma programação regular de concertos, apresentações especiais e ações educativas, além de um amplo projeto de responsabilidade social e democratização de acesso à cultura.
Para viabilizar suas atividades, a Fundação conta com a Lei de Incentivo à Cultura, tem o Instituto Cultural Vale como mantenedor e a NTS – Nova Transportadora do Sudeste, como patrocinadora master e a Brookfield como patrocinadora, além de um conjunto de copatrocinadores e apoiadores culturais e institucionais.
Sobre o Vale Música Belém
Desenvolvido pela Fundação Amazônica de Música (FAM), a iniciativa vem transformando a vida de alunos do ensino público da capital do Pará e conta com patrocínio do Instituto Cultural Vale, via Lei de Incentivo à Cultura. Com 17 anos de existência, o projeto já impactou mais de cinco mil pessoas nesse período, inclusive formando músicos profissionais que atuam no Brasil e no Exterior. Atualmente, o Vale Música atende cerca de 300 crianças e jovens com o ensino e aprendizagem da música. O projeto tem a Orquestra Jovem, Coral, Grupo de Flautas Doce, Banda Sinfônica Jovem, Grupo de Percussão de Câmara, Orquestra de Violinos e Coral infanto-juvenil.
Sobre o Programa Vale Música
Desde o início dos anos 2000 a Vale cria oportunidades para estudantes participarem de formações musicais e desenvolverem seus talentos nos estados do Par, Espírito Santo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul. Em 2019, a empresa criou o Programa Vale Música, uma rede colaborativa de ensino e aprendizagem composta pelos projetos musicais dos quatro estados e as maiores orquestras do país. Ao todo, a rede envolve cerca de 240 profissionais e mais de mil estudantes. São parceiras do Programa Vale Música a Orquestra Sinfônica Brasileira, a Orquestra Ouro Preto, a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, a Nova Orquestra e a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, patrocinadas pelo Instituto Cultural Vale por meio da Lei de Incentivo à Cultura.
Sobre o Instituto Cultural Vale
O Instituto Cultural Vale parte do princípio de que viver a cultura possibilita às pessoas ampliarem sua visão de mundo e criarem novas perspectivas de futuro. Tem um importante papel na transformação social e busca democratizar o acesso, fomentar a arte, a cultura, o conhecimento e a difusão de diversas expressões artísticas do nosso país, ao mesmo tempo em que contribui para o fortalecimento da economia criativa. Em 2021, são mais de 150 projetos criados, apoiados ou patrocinados em 24 estados e no Distrito Federal. Dentre eles, uma rede de espaços culturais próprios com visitação gratuita, identidade e vocação únicas: Memorial Minas Gerais Vale (MG), Museu Vale (ES), Centro Cultural Vale Maranhão (MA) e Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (PA). Visite o site do Instituto Cultural Vale para saber mais sobre sua atuação: www.institutoculturalvale.org.
Fonte ´Relacionamento com a Imprensa – Vale