Guaranews

Simineral On: Anderson Baranov vai presidir Simineral até o ano de 2022

               Poliana  Bentes assue a diretoria Executiva do Simineral 

Ressaltando o lugar de destaque do Pará no ranking de produção e exportações de  Sindicato das Indústrias Minerais do Pará (Simineral) lançou, hoje, 15, a edição de abril do Simineral ON, a sua plataforma de conteúdos s minerais do Brasil, que desde 2019 ocupa o 1° lugar, o atual presidente Anderson Baranov defende, em sua apresentação, a importância da mineração para todos, por meio do comprometimento com práticas socioambientais éticas. “À medida que nos aproximamos da pauta das eleições gerais em 2022, discutiremos juntos os desafios e as oportunidades para aprimorarmos a nossa participação na elaboração de novas políticas públicas, marcos regulatórios e legislações de impacto para o mercado de mineração”, afirma.

E para completar a equipe, Poliana Bentes vai conduzir a Diretoria Executiva do Simineral, nos próximos dois anos. Com uma história de vida diretamente ligada com o setor mineral e o setor produtivo do Pará, a consultora empresarial e mestra Mestra em Gestão de Conhecimentos para o Desenvolvimento Socioambiental pela Universidade da Amazônia acredita na equidade de gênero e na função social da mineração para o bom desempenho da instituição.

Com 10 anos na liderança do Sindicato das Indústrias Minerais do Estado do Pará, José Fernando Gomes Jr assumiu a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia do Pará no último dia 05 de abril. Atuando como uma referência no setor da mineração, Fernando concedeu uma entrevista exclusiva para o Simineral ON em que fala sobre sua agenda à frente da Sedeme e o legado no Simineral.

Além das modificações na direção do Simineral, a edição comemora o aniversário do Trem de Passageiros da Estrada de Ferro Carajás, da Vale, que completou 35 anos em março de 2021. Percorrendo uma distância de 861 km ao longo de 27 municípios, sendo 24 no Maranhão e 3 no Pará, o trem da EFC realiza jornadas de 16 horas há mais de 30 anos. A EFC e a Estrada de Ferro Vitória a Minas, ambas operadas pela Vale, são as únicas linhas regulares no país, de acordo com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

Outra celebração lembrada na edição do Simineral é o Dia do Aço. Por essa razão, o Simineral On relembra aos leitores sobre como o componente está presente no dia a dia das pessoas, em transportes, construções, artes e utensílios domésticos. Na produção do aço, está a SINOBRAS – Siderúrgica Norte Brasil S.A., a primeira siderúrgica integrada das regiões Norte e Nordeste que aposta em uma produção sustentável.

Finalizando a edição, o Simineral On mostra a luta da Hydro e da Alcoa pelo trabalho de contra o novo coronavírus. No cenário pandêmico de grandes desafios, a Hydro apoia a Universidade Federal do Pará com investimentos de R$ 880 mil para promover o acesso à educação de qualidade. O valor permitirá melhorias nos estudos sobre os efeitos psicológicos do isolamento social e ajudarão na criação de programas que visem o bem-estar dos cidadãos, assim como possibilita a elaboração de modelos epidemiológicos para as cidades de Barcarena e Paragominas com base na ciência de dados, o desenvolvimento de respiradores de baixo curso e a doação de 890 tablets para a inclusão dos discentes de baixa renda da universidade que enfrentam dificuldades com o ensino remoto.

Já a Alcoa, desde o início da pandemia, não mediu esforços para ajudar a população de Juruti, no oeste do estado. Através de uma parceria com o Governo do Pará, a empresa transportou oxigênio aos municípios de Calha Norte e agora opera uma usina de oxigênio. “Interligada ao Hospital 9 de Abril, estamos contribuindo para estabilizar o consumo de cilindros e dar mais tranquilidade aos profissionais que cuidam de pacientes com Covid-19”, explica o gerente-geral da Alcoa Juruti, Genesis Costa. Simultaneamente, o Instituto Alcoa, a Alcoa Foundation, a USAID e PPA Solidariedade se uniram para a execução da iniciativa “Juruti Contra a Covid-19”, que consiste na doação de cestas básicas para pessoas em situação de vulnerabilidade social. Ao todo, mais de R$ 4,3 milhões foram disponibilizados para suporte às ações de prevenção e combate à Covid.

 

LEIA MAIS
SIMINERAL ON – ABRIL

www.simineral.org.br/simineral-on

 

 

 

 

 

COMPARTILHAR

guaranyjr

Guarany Jr Prof. de Graduação e Pós de Marketing, Jornalismo e Propaganda, Jornalista, Comentarista, Consultor, Administrador, Palestrante - Belém - Pará - Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo