Mais de 70 mil estudantes voltam às aulas não presenciais, nesta segunda, em nossa capital
O ano letivo 2021 começa nesta segunda-feira, 12, nas 204 unidades da rede municipal de ensino de Belém com aulas não presenciais por causa da pandemia de Covid-19. Desde janeiro a Secretaria Municipal de Educação (Semec) prepara as escolas para este momento.
Para a secretária municipal de educação, professora Márcia Bittencourt, a dedicação dos trabalhadores e trabalhadoras da educação nesta volta às aulas “representa o cuidado, o compromisso do Governo da Nossa Gente, da Prefeitura de Belém, da Secretaria Municipal de Educação com o direito fundamental que é a educação”.
“A educação de crianças, jovens, adultos e idosos, que nesse tempo tão difícil de pandemia padece com a ausência não só de conhecimento científico, mas de material pedagógico, de um caderno, de alimento. Chegar na casa dos estudantes com a merenda escolar, com alimento que possa realmente nutrir as crianças para que elas possam estudar é um direito, um direito fundamental. Então representa a garantia desse direito fundamental”, acrescenta a secretária.
A Semec investiu de cerca de R$ 500 mil do Fundo Municipal de Educação (FME) na produção de 111.624 cadernos para o kit escolar. Os kits escolares contêm cadernos para as crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos fazerem as atividades em casa enquanto durar o ensino não presencial e foram entregues às escolas na semana anterior ao reinício das aulas para distribuição aos seus alunos.
E a alimentação escolar, viabilizada pela Fundação Municipal de Assistência ao Estudante (Fmae), é condicionada por lei ao reinício das aulas e começará a chegar às escolas, que irão agendar, com segurança, a entrega dos alimentos.
Fonte – Agência Belém