Professora Elaine Grecchi Gonçalves fala de sua trajetória e gestão
Leia, neste portal, a entrevista com a professora e administradora Elaine Grecchi Gonçalves, Diretora Geral da Estácio Pará, cargo que assumiu recentemente.
1. Fale um pouco de sua carreira profissional.
R – Sou Administradora, professora universitária há 17 anos, especialista emocional, mestre em Administração e treinadora organizacional. Iniciei minha carreira profissional como bancária e exerci a função de Trainee no HSBC. Atuar como professora sempre foi um sonho, mas eu era muito tímida e minha formação e trajetórias me proporcionaram o desenvolvimento de habilidade e competências necessárias para a profissão.
2. O que significa para você o segmento educacional?
R – Avalio que minha trajetória de carreira me proporcionou, sempre, apoiar as pessoas nas suas jornadas para que elas pudessem realizar seus sonhos. Atuar na área educacional para mim significa isso: abrir portas e orientar os caminhos para que as pessoas possam tornar-se as melhores versões delas próprias.
3. E o desafio como diretora da Estácio?
R- O desafio como Diretora representa para mim uma oportunidade de superação pessoal e profissional. No segmento educacional há 17 anos, encaro este como um dos momentos no qual estou sendo mais exigida na minha capacidade de aprender, de compartilhar, de liderar e de inspirar pessoas para o alcance de objetivos comuns.
4. Como aconteceu sua ascensão à direção?
R- Atuo na Estácio desde 2015. Logo que fui contratada, assumi a coordenação adjunta do curso de Administração e , em seguida, a gestão do curso de Gestão de Recursos Humanos. Aprendi muito exercendo a liderança destes cursos e os resultados alcançados pela equipe que atuava comigo fizeram com que várias oportunidades fossem se abrindo na minha carreira.
Integrei grupos para buscar soluções corporativas, elaborei materiais digitais e projetos pedagógicos implantados nacionalmente. Em 2020, tornei-me parte de um grupo de 6 professores responsáveis pelo treinamento de todos os colaboradores e professores do grupo Estácio.
Estas e outras atividades desenvolvidas na instituição abriram caminho para voos mais altos.
5. Como é sua relação com colaboradores, docentes e discentes?
R- Todas as relações que mantenho com as pessoas a minha volta são baseadas no respeito, na confiança e na transparência. Acredito neste tripé para mantermos relações duradouras e que possam trazer resultados positivos para todos os envolvidos.
6. Pretende buscar mais inovações?
R- Apoio minha tomada de decisão na busca de soluções inovadoras para nosso público. Para me auxiliar neste processo conto com uma equipe de gestoras muito competentes , nas quais confio para analisarem e decidirem comigo quais as melhores opções para os desafios que nos são impostos. Pensar fora da caixa passa a ser cada vez mais importante para o enfrentamento das adversidades.
7. Existem novas metodologias na Estácio sobre a forma remota?
R- A Estácio é a instituição de ensino que mais transforma o mercado educacional brasileiro. A cada semestre, novas plataformas, novos produtos e novas soluções educacionais são apresentadas ao mercado. Tornamo-nos “Case de Sucesso” da Microsoft pela agilidade com a qual conseguimos colocar todos os nossos alunos dentro de salas de aula virtuais para a continuidade do semestre letivo em março de 2020. Esse é o DNA da Estácio: inovação e agilidade para entregar soluções ao mercado.
8. Qual a mensagem que você manda ao público paraense, aos colaboradores, professores e alunos?
R- Continuem a estudar sempre!!! O conhecimento liberta, abre caminhos e torna o ser humano protagonista de sua própria história. Seja por meio de um curso livre, de uma nova graduação, do estudo de uma área que você admira em um livro que alguém te indicou, mas não deixe nunca de investir na sua formação pessoal e profissional.