Governo anuncia medidas restritivas,volta do Fundo Esperança,Renda Pará e a chegada de mais vacinas
Decreto do Governo do Estado que será publicado nesta quarta feira ,3 de março de 2021, estabelece medidas importantes para combater a pandemia.
O Governador Helder Barbalho, em coletiva à imprensa, falou das medidas restritivas, do bandeiramento vermelho em todo o Estado. Estão proibidas aglomerações, reuniões,manifestações,passeatas e carreatas para fins recreativos com audiência superior a dez pessoas em locais públicos. Práticas esportivas com até duas pessoas estão autorizadas. Autorizados eventos privados limitados até dez pessoas com apresentação musical de até dois artistas. Restaurantes, lanchonetes e estabelecimentos afins funcionarão respeitando a lotação máxima de 50% de sua capacidade até às 18h com venda de bebidas até 18 h inclusive em supermercados e lojas de conveniência. A circulação de pessoas fica proibida pelos próximos sete dias a partir desta quarta de 22h às 5h , excepcionando pessoas de atividades essenciais como saúde ,segurança ou pessoas que estejam necessitando circular com as justificativas comprovadas.
Helder confirmou, também, a chegada nesta quarta de 67 mil doses de vacina enviadas pelo Ministério da Saúde e pelo Instituto Butantan, com prioridades para os municípios da Região Metropolitana de Belém ,como já ocorreu com o Baixo Amazonas. Já a partir de quinta feira começa a vacinação para chegar até aos 70+ anos de idade. Daqui a uma semana chegará nova remessa de vacina que vai atender as demais regiões.
Helder,de forma emocionada, pediu às pessoas : “Vamos nos cuidar. Sei o que significa os profissionais que trabalham na noite de Belém, estarem impossibilitados de trabalhar”.
Helder anunciou a reativaçaõ do Fundo Esperança com mais 250 milhões de reais de empréstimos subsidiados pelo governo do Estado , junto ao Banpará. Anunciou também mais uma rodada do Renda Pará para contemplar as 990 mil famílias que fazem parte do Bolsa Família em nosso Estado.
O prefeito Edmilson Rodrigues, falou da realidade de Belém. Alertou a todos sobre como Belém se encontra. “A continuar assim não restará um leito” disse o prefeito de Belém. Edmilson falou em tom emocionado. Dr. Daniel prefeito de Ananindeua,anunciou as medidas que o município está tomando a respeito dos leitos em Ananindeua.