Mercado

Polícia Militar fiscaliza lockdown no Baixo Amazonas

Na manhã desta segunda-feira (01), entrou em vigor o Decreto Estadual 800/2020, que altera o bandeiramento na região do Baixo Amazonas, que sai da zona vermelha e entra na preta, o que indica zona de contaminação aguda, com restrições mais severas. 

Neste primeiro dia de lockdown, a Polícia Militar montou cinco barreiras de fiscalização em Santarém para orientar e impedir que as pessoas circulassem pelas ruas de forma desnecessária. Apesar disso, a movimentação na cidade foi grande. 

Na avenida Fernando Guilhon, uma das vias mais importantes e que dá acesso a vários bairros de Santarém, um grande congestionamento foi formado. Nessa barreira, 25 policiais militares paravam os veículos para conversar com os condutores e dar orientações.

“Estamos percebendo um descumprimento, com muitas pessoas na rua ainda. Então, logo no início da manhã, nós fizemos uma parte de orientação e conscientização, orientando as pessoas que não circulem de forma desnecessária. A partir da tarde, já vamos começar a aplicar multas porque o fluxo de pessoas está grande e precisamos da conscientização para que a população fique em casa”, explicou o coronel Maués, comandante do Comando de Policiamento Regional. 

Os agentes orientam a população no Baixo Amazonas sobre se evitar saídas de casa desnecessárias e evitar aglomerações

Para os motoristas, a ação de fiscalização é importante, por conta do momento em que os santarenos estão vivendo por causa da pandemia da Covid-19. 

“É importante que as pessoas fiquem em casa e também esse serviço que está sendo feito, de orientação. É muito importante para Santarém e que as pessoas saibam das orientações: evitar aglomerações, importante só sair de casa por um motivo necessário. Não sair com mais de duas pessoas no carro”, disse o motorista Eriberto Ferreira. 

Decreto –  O Decreto Estadual 800/2020 entrou em vigor nesta segunda-feira (01) na região do Baixo Amazonas determinando as medidas mais restritivas. A mudança de bandeiramento foi necessária após a confirmação de dois casos da nova cepa da Covid-19, identificados pelo Instituto Evandro Chagas (IEC), no município de Santarém. A variante, que circula no Amazonas, foi apontada como uma das razões para o colapso no sistema de saúde do estado vizinho. Os principais objetivos das novas medidas são garantir a preservação de vidas e impedir o avanço da Covid-19 em território paraense.

Para o secretário Regional de Governo do Baixo Amazonas, Henderson Pinto, essas medidas mais restritivas vão ajudar a dar bons resultados no combate à Covid-19 na região.

“Estamos com as nossas equipes de segurança pública nas ruas fazendo o processo de fiscalização, orientação e punitivo  para que as pessoas possam cumprir as determinações. É importante ressaltar que esta parceria entre Governo do Pará, Prefeituras e população é o que vai dar resultado para nós conseguirmos salvar o maior número de vidas”, ressaltou o secretário. 

As medidas valem por 15 dias para 14 municípios que compõem a região. Os municípios com novo bandeiramento são: Alenquer, Almeirim, Belterra, Curuá, Faro, Juruti, Mojuí dos Campos, Monte Alegre, Óbidos, Oriximiná, Placas, Prainha, Santarém e Terra Santa.

Por – Ana Thaynara (SECOM)

Foto – Pedro Guerreiro -Agência  Pará

Fonte –  Agência  Pará

COMPARTILHAR

guaranyjr

Guarany Jr Prof. de Graduação e Pós de Marketing, Jornalismo e Propaganda, Jornalista, Comentarista, Consultor, Administrador, Palestrante - Belém - Pará - Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo