Secult contemplará quase mil artistas pela Lei Aldir Blanc afirma Úrsula Vidal
SECULT publicou 9 editais, que contemplarão quase 1000 artistas pela Lei Aldir Blanc. As inscrições foram abertas e depois prorrogadas, dando oportunidade para que todos se inscrevessem.
O Pará é o único estado do país a realizar a busca ativa, que mapeia fazedores de arte e cultura de comunidades distantes dos centros, alcançando inclusive indígenas e quilombolas.
Até agora receberam auxílio emergencial da Lei Aldir Blanc mais de 520 artistas que passaram na rigorosa triagem do governo federal.
Além desses, são mais 11 editais realizados em parceria com Organizações Sociais Civis, contemplando mais de mil fazedores de cultura espalhados em todas as Regiões de Integração do estado.
No projeto Preamar 2019 a SECULT já havia contemplado 70 projetos em todas as regiões. Em 2020, o Edital Preamar de Cultura e Arte da SECULT contemplou 100 projetos por todo o Pará.
Nesse ano, o Festival de ópera da SECULT contemplou 80 bolsistas que estão fazendo formação em várias áreas de atuação da produção operística.