Mais facilidade, agilidade e menos custo em transações: Mais de um milhão de pessoas já se cadastraram no PIX
O cadastro no Pix nos bancos, fintechs e instituições de pagamentos foi iniciado nesta segunda-feira (5/10). O novo sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central (BC) deve mudar a relação dos brasileiros com as transações digitais ao permitir que transferências e pagamentos sejam concluídos em até dez segundos e realizados 24 horas por dia, em qualquer dia do ano, incluindo finais de semana e feriados.
Todas as instituições financeiras com mais de 500 mil clientes foram obrigadas a aderir ao novo sistema do BC. Mais de 600 instituições já foram aprovadas. E até este momento mais de um milhão de pessoas já foram cadastradas.
Para usar o PIX, é necessário ter uma conta corrente, conta poupança ou uma carteira digital de uma instituição financeira com cadastro no PIX. A opção estará dentro do aplicativo bancário e no internet banking do cliente, como já acontece com DOC e TED.
Com o cadastro de uma “chave PIX”, as transferências poderão ser realizadas de maneira mais ágil. Isso porque vinculará as informações básicas do usuário aos dados completos que identificam a conta do cliente.
Com o cadastro, bastará informar a “chave PIX” para um contato para receber uma transferência. Ao digitar a chave, os dados da conta do destinatário aparecerão automaticamente na hora de realizar a transação, bastando conferir a identificação e digitar os valores antes de confirmar a operação.
As chaves Pix que poderão ser usadas e cadastradas são:
1.Número de CPF/CNPJ;
2.Endereço de e-mail;
3.Número do telefone celular
4. Sequência alfanumérica de 32 dígitos que, após solicitação do cliente ao seu banco, será enviada pelo Banco Central à instituição, e com ela será possível criar um QR Code, sem que seja preciso informar o CPF, telefone ou email a um desconhecido.
A pessoa pode não vincular uma mesma chave para mais de uma de uma instituição financeira. Ou seja, se em um banco , o cliente cadastrar um email, no outro banco terá que cadastrar um outro email ou então o número de celular ou CPF.
O sistema, também, vai permitir receber ou enviar um PIX usando a opção inserção manual. Nessa situação, será necessário informar os dados de banco, agência, conta, CPF e nome do favorecido, de forma semelhante à que acontece hoje com TEDs e DOCs.
Fonte da matéria: G1