Mercado

José Fernando Gomes Júnior, presidente do Simineral: Leia o que ele fala na extraordinária entrevista deste domingo, 20/9 neste portal

Este portal conversa, com exclusividade, neste domingo ,
20/9, com José Fernando Gomes Jr, presidente do Simineral.
Leia, na íntegra a entrevista.

1 – Como nasceu o Simineral?
R- O Simineral nasceu há mais de 13 anos. Nosso objetivo, àquela época, e que se mantém hoje é aproximar empresas do público externo, Divulgar dados oficiais sobre a mineração, difundindo, assim, a cultura mineral pelo Pará; Ser um canal de interlocução junto ao Estado e à sociedade civil; e Assegurar o compromisso das empresas e do estado com a justiça, sustentabilidade e cultura.

2- Qual sua abrangência?
R- Nossa interlocução, felizmente, é muito vasta. Resultado de um trabalho diário de diálogo com vários setores da sociedade civil. Desde a academia, passando pela iniciativa privada, até governos, legislativos e judiciário.

3- Quais as relações com as mineradoras?
R- Nossa relação com as mineradoras é de diálogo permanente, amizade e muito trabalho, para que, possamos alcançar todos os objetivos que sonhamos quando criamos o Simineral.

“ O Prêmio Simineral de Comunicação entra justamente na ponte entre nós do setor mineral e a sociedade.”

4- Quais as relações com o mercado regional? E fale sobre o prêmio Simineral de Comunicação.*
R- O Pará despontou como o 1º lugar no ranking das exportações minerais de todo o Brasil, no primeiro semestre do ano, participando com 34% das exportações minerais. Comparado aos outros estados brasileiros fomos os que mais exportaram minérios nesse período. Pra você ter uma ideia, dos 6,7 bilhões de dólares exportados pelo Pará no primeiro semestre deste ano, a mineração representou 88,6% das exportações totais do Estado. Então, para que possamos alcançar este tipo de resultados, nossas relações com o mercado regional precisam ser de trabalho e diálogo permanentes. Considerando, claro, que estes números representam, também, melhoria da qualidade de vida pra milhões de paraenses e para as comunidades em que estão inseridos.

O Prêmio Simineral de Comunicação entra justamente na ponte entre nós, o setor mineral e a sociedade, através dos fundamentais profissionais de imprensa; dos produtores de conteúdos digitais responsáveis e dos profissionais de comunicação empresarial que dão duro nas nossas mineradoras pra contribuir com todo esse fluxo de informação em que estamos inseridos. As inscrições pro Prêmio estão abertas até 31 de outubro. Regulamento e ficha de inscrição estão disponíveis no nosso site: www.simineral.org.br.

5- Como é sua atuação no Comitê de Mineração?
R- Com muito orgulho, Guarany, faço parte do Comin, o Conselho Temático de Mineração, da Confederação Nacional da Indústria. Junto ao Presidente do Conselho, o meu amigo Sandro Mabel, temos mantido uma agenda permanente de reuniões para fortificar o setor mineral em todo o país. O Pará como um expoente notório desse mercado, claro, não ficaria de fora. Agora, durante a pandemia, intensificamos nossos trabalhos, inclusive, de forma remota para acelerar esse processo de fortificação desse mercado que é essencial para a economia e para o desenvolvimento do Brasil.

6 – Por que a mineração é essencial?
R – Eu costumo dizer que a mineração é essencial por essência. E isso acontece em diversos aspectos da nossa vida. Seja nos milhões de lares brasileiros, com panelas de inox, alumínio; janelas de ferro, computadores e tantos outros utensílios que fazem parte do nosso dia a dia, ou seja como fator importante da economia brasileira e, especialmente, paraense. Temos uma participação muito forte, gerando emprego e renda e muitos impactos positivos para milhares de comunidades país à fora.

7 – Como o setor mineral se situa na relação com o PIB ?
R- A mineração no Pará participa com 20% do nosso produto interno bruto. É um número, extremamente, expressivo e que, ano a ano, vem crescendo em nosso estado, graças ao trabalho e ao suor de milhares de trabalhadores diretos e indiretos que fazem a mineração nesse estado.

8 – Qual sua aposta após a pandemia?
R- O setor mineral assumiu um protagonismo muito relevante no enfrentamento a essa pandemia devastadora que assolou nosso país. Aqui no Pará, especialmente, Vale e Hydro contribuíram fortemente na estruturação, inclusive, de hospitais de campanha junto ao Governo do Pará, para salvar os paraenses. Isso nos orgulha muito. Para além da Vale e da Hydro, praticamente todas as nossas mineradoras associadas contribuíram com suas comunidades para combater o coronavírus. O Simineral preparou um relatório sobre essas ações que pode ser consultado no nosso site: simineral.org.br. Pensar no mundo pós-pandemia, me leva a alguns lugares. Um deles é o local da fé e da esperança na ciência para que a vacina seja disponibilizada o quanto antes. Quanto a retomada das atividades, ela tem sido gradual, respeitando a vida, em primeiro lugar. Quando tivermos livres desse mal, tenho certeza que o Pará alcançará os pontos mais altos dos bons resultados da mineração do Brasil e do mundo.

9- Qual sua aposta em nosso Estado?
R- Somos um estado pujante. Acredito que os próximos anos serão muito prósperos para o nosso estado. Com trabalho e diálogo vamos levar o nome e a bandeira desse estado muito longe. Temos muitos indicativos que nos mostram isso. E isso nos deixa felizes, orgulhosos, mas também muito comprometidos com o nosso trabalho.

10 – Qual sua mensagem a todos do Pará e da Amazônia?
R- Nesse momento, acredito que a principal mensagem seja para que as pessoas tenham cuidado e zelo uns com os outros. Ainda não nos livramos, totalmente, da pandemia. E isso deve ser um ponto de alerta e atenção para todos nós, para que protejamos as pessoas que amamos. No mais, também me solidarizo com os milhares de paraenses que perderam entes queridos neste ano difícil. Talvez o mais difícil de nossa história recente. Mas também quero deixar uma mensagem de esperança: para que estejamos sempre unidos pelo desenvolvimento do nosso estado e pelo bem estar de nossas comunidades.

COMPARTILHAR
Mostrar Mais

guaranyjr

Guarany Jr Prof. de Graduação e Pós de Marketing, Jornalismo e Propaganda, Jornalista, Comentarista, Consultor, Administrador, Palestrante - Belém - Pará - Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo