Guaranews

A conceituada médica Daniella Valença: Leia o que ela diz, em entrevista especial, para este portal neste 20/9

Leia a entrevista com a profissional da área de saúde. Vamos conversar com a médica, Dra. Daniella Valença, que concedeu entrevista especial para este portal.
Leia, na íntegra, a excelente entrevista com a respeitada e conceituada profissional em nosso Estado.

Nome completo- Daniella Christina Valença
Formação- Medicina UEPA
Segmento de atuação –
Otorrinolaringologista

1. O que significa ser médica ?
R-Interessante essa pergunta porque a resposta pra ela já mudou algumas vezes ao longo da minha história. No início, ser médico era estudar, ter conhecimento para curar e sempre achar uma resposta para todas as moléstias. Hoje em dia, Ser médico pra mim é conseguir aliviar a dor do próximo. É enxergar o paciente além da doença. É tentar acalmar, tranquilizar e não desistir, mesmo quando não existir uma resposta.

2. Como enfrenta ou enfrentou a pandemia ?
R- Ficamos em isolamento em casa todo esse período, tomando todos os cuidados recomendados. Mas se de um lado o psicológico teve que ser muito bem trabalhado, por outro a união da família ajudou bastante a enfrentar esse período tão difícil.

3. Aposta na vacina ?
R- Aposto sim. Estou muito esperançosa. Mas sabemos que o desenvolvimento de vacinas é um empreendimento complexo, que tem que ser feito com muita cautela e segurança. O bom é que temos tentativas de criação de vacinas em vários países. Isso me faz acreditar que muito em breve teremos a solução definitiva pra essa pandemia.

4. Como está se relacionado com seus clientes/pacientes ?
R- Estive muito pouco tempo ausente do consultório. As doenças otorrinolaringológicos como otite, sinusite e amigdalite desencadeiam sintomas agudos. Não podem esperar. Mas orientei os pacientes a comparecerem apenas em casos muito necessários e além disso ainda hoje estamos atendendo por videoconferência, o que facilitou muito o acompanhamento dos pacientes.

Daniella Valença:” A otorrinolaringologia é uma das especialidades médicas mais amplas com diversas áreas de atuação.”

5. Os protocolos ?
R- Os protocolos de segurança são fundamentais. A higienização de todo o espaço está sendo muito rigorosa. Organizamos a sala de espera de modo a não haver aglomeração, com distanciamento das cadeiras. Disponibilizamos totens de álcool em gel desde a entrada. O uso de máscaras é obrigatório, além da limpeza e desinfecção de objetos compartilhados e superfícies tocadas com frequência. 

6. Qual o impacto em sua área da medicina ?
R- A otorrinolaringologia é uma das especialidades médicas mais amplas, com diversas áreas de atuação. Classicamente é conhecida como a especialidade do “ouvido, nariz e garganta”, porém, o especialista atua em diferentes áreas médicas relacionadas como Medicina do sono, Foniatria, Laringologia, otoneurologia entre outras.
No período inicial da pandemia, muitos médicos pararam de atender ambulatorialmente por orientação do próprio CFM, para evitar a disseminação da doença. Isso atrasou muitos procedimentos ambulatoriais de diagnóstico em otorrinolaringologia e também cirúrgicos. Mas as poucos a rotina vai se restabelecendo e tudo vai voltando ao normal.

7. E a telemedicina ? Veio para ficar ? Qual sua opinião ?
R- Acredito que sim. Com a pandemia, a telemedicina através da teleconsulta tornou-se um importante apoio à população, que agora tem acesso a médicos a qualquer momento, sem precisar sair de casa, e muitas vezes, a um valor acessível. Pensando mais além, em um futuro muito próximo esses atendimentos poderão fazer parte do sistema de saúde público e ajudar comunidades carentes e distantes que não possuem acesso ao médico especialista.

8. Sobre orientações a pacientes em seu segmento de otorrino quais as mais importantes ?
R- Oriento sempre os meus pacientes a terem paciência e persistência no tratamento.
Mudar a alimentação e estilo de vida, evitar diariamente o que causa alergia, caprichar na limpeza da casa, uso diário de soro fisiológico nasal, retornar às consultas no período correto, enfim, levar a sério o tratamento.
Nesta especialidade muitas vezes evitamos um procedimento cirúrgico apenas com tratamento profilático.

Daniella Valença: “Este ano de 2020 veio para nos mudar.”

9. Tratamento imediato ou a prevenção ? Como funciona em seu segmento ?
R- As duas coisas. Tratamento imediato nos casos de traumas, infecções, doenças agudas em geral. Porém, como disse anteriormente, é a prevenção através de mudança de hábitos tanto para adultos quanto para crianças que a longo prazo vai evitar muitas doenças otorrinolaringológicos.

10. Qual a sua mensagem aos nossos leitores?
Esse ano de 2020 veio para nos mudar. Passar por uma pandemia dessa magnitude, tendo como agente um inimigo invisível e mortal como o coronavírus é assustador. Temos receio por nós e por todos que amamos. Porém não podemos desanimar nem descuidar da saúde mental e física.

Procurar o médico especialista quando necessário é importante para previnir complicações mais sérias de doenças em especial, doenças otorrinolaringológicas.

COMPARTILHAR
Mostrar Mais

guaranyjr

Guarany Jr Prof. de Graduação e Pós de Marketing, Jornalismo e Propaganda, Jornalista, Comentarista, Consultor, Administrador, Palestrante - Belém - Pará - Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo