Academia Paraense de Letras: A posse de Betânia Fidalgo Arroyo
A professora-doutora Maria Betânia de Carvalho Fidalgo Arroyo toma posse como “imortal” ocupando a cadeira 02 da Academia Paraense de Letras, patronímica de Álvares da Costa, cujo último ocupante foi o teatrólogo Nazareno Bastos Tourinho.
A posse será, hoje, 06 de agosto, às 19h, no auditório David Mufarrej na Unama Alcindo Cacela.
O acadêmico professor João Carlos Pereira, vice-presidente da Academia Paraense de Letras, fará a saudação de boas vindas.
Maria Betânia de Carvalho Fidalgo Arroyo começou a trabalhar com comunidades carentes aos 18 anos, em Belém. Após concluir a graduação e o mestrado em Pedagogia e Gestão Universitária, teve a sua primeira experiência em ensino superior como docente e coordenadora do curso de Pedagogia pela Universidade Federal do Acre (UFAC), em Cruzeiro do Sul, em 1998. Também conquistou o título de doutora em Administração pela UNAMA, em 2020.
A nova “imortal” é reitora da UNAMA – Universidade da Amazônia e diretora regional do Norte do grupo Ser Educacional, um dos maiores grupos educacionais do Brasil. Betânia Fidalgo também exerce o cargo de presidente do Conselho Estadual de Educação do Pará. É autora dos livros “Representações sociais da figura feminina na gestão educacional”, “Nem eu nem vocês, nós” e “Os processos de ensino e aprendizagem na Região Amazônica”.