O Fato do Dia

Polícia Civil incinera mais de 3 toneladas de drogas apreendidas na Operação ‘Guardião do Norte’

Autorizada pelo Judiciário, a incineração de drogas apreendidas ocorre após a retirada de amostras, enviadas para análise ao Laboratório de Toxicologia Forense, da Polícia Científica

A Polícia Civil do Pará incinerou as 3,2 toneladas de drogas apreendidas durante a Operação “Guardião do Norte”, realizada no último sábado (13), no município de Abaetetuba, na Região de Integração Tocantins. A carga de entorpecente foi destruída nesta terça-feira (16), em Moju, município da mesma região, em estabelecimento adequado.

A incineração de drogas é um procedimento legal, que ocorre com a autorização do Poder Judiciário. Coordenada pela Divisão Estadual de Narcóticos (Denarc) da Polícia Civil, é supervisionada por agentes da Corregedoria, membros do Ministério Público Estadual e da Vigilância Sanitária.

Delegado-geral Walter Resende acompanhou a destruição da droga apreendida: 'golpe no tráfico'
Delegado-geral Walter Resende acompanhou a destruição da droga apreendida: ‘golpe no tráfico’      Foto: Marcelo Lelis / Ag. Pará

Antes da incineração, amostras das drogas apreendidas foram coletadas pelos peritos criminais do Laboratório de Toxicologia Forense, da Polícia Científica do Pará (PCEPA), para os exames periciais de praxe, a fim de determinar as características do entorpecente e outras informações de interesse da Justiça.

A incineração organizada pela Denarc contou com o apoio de agentes do Núcleo de Inteligência (NIP), Superintendência Regional e da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core).

Promotora Juliana Nobre acompanhou a incineração
Promotora Juliana Nobre acompanhou a incineração   Foto: Marcelo Lelis / Ag. Pará

Operação – As investigações começaram em decorrência de denúncias feitas às autoridades de segurança. Após a coleta das informações, a Operação “Guardião do Norte” foi organizada de maneira colaborativa com as Diretorias Especializadas da PC e Polícia Militar. Os quatro suspeitos envolvidos foram presos e encaminhados ao Sistema Penitenciário. As investigações continuam para identificar e localizar os demais envolvidos.

De acordo com o delegado-geral de Polícia Civil, Walter Resende, as drogas apreendidas vinham do Estado do Amazonas com destino à Região Metropolitana de Belém, para serem distribuídas na região e em outros Estados. “Realizamos vários investimentos para aparelhar nossos policiais civis, para de forma colaborativa com outros órgãos de Segurança Pública do Estado combater o tráfico de drogas e a criminalidade. Essa ação representa um golpe significativo contra o tráfico, pois não só retira uma grande quantidade de entorpecentes de circulação, mas também gera grandes prejuízos financeiros às associações criminosas envolvidas”, frisou Walter Resende.

Foto: Marcelo Lelis / Ag. Pará

Balanço – Dados da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) apontam que, de janeiro a dezembro de 2022, foram apreendidas mais de 3,4 toneladas de entorpecentes (cocaína e maconha. Só de maconha foram mais de 1,9 tonelada. Em 2023, as apreensões totalizaram 8,7 toneladas de drogas (cocaína e maconha), também uma quantidade maior de maconha – mais de 5,8 toneladas. Em 2024, de janeiro até agora, as apreensões já ultrapassaram 4 toneladas. 

A Segup reforça que os investimentos em equipamentos tecnológicos, implantação da Base Fluvial Integrada Antônio Lemos e aquisição de lanchas, inclusive blindadas, que atuam em áreas estratégicas, além do fortalecimento das atividades das agências de inteligência e ações integradas, têm resultado em constantes apreensões de drogas, prisão de envolvidos em tráfico e na desarticulação de organizações criminosas. Todo o material apreendido é incinerado após procedimento judicial.

Por Bruna Ribeiro (PC)
Fonte: Agência Pará

COMPARTILHAR

guaranyjr

Guarany Jr Prof. de Graduação e Pós de Marketing ,Jornalismo e Propaganda, Jornalista, Comentarista, Consultor, Administrador, Palestrante - Belém - Pará.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo